Estimular a prática de ações voluntárias para disseminar a cultura da solidariedade. Esse é um dos princípios das campanhas que o Semanário têm preparado. Depois do sucesso da ação “Seja nosso Bom Velhinho”, feita no Natal com os vovôs e vovós do Lar do Ancião, chegou a vez de tirar um sorriso dos pequenos. “Adoce a vida de uma criança” quer entregar chocolates e guloseimas para as mais de 140 crianças de três Centros Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacri) de Bento Gonçalves.

Rubia Dornelles, coordenadora dos Ceacris, comenta que a escolha pelos Centros, Toquinha, Carrossel e Balão Mágico envolveu exclusivamente a vulnerabilidade social em que eles estão inseridos. “Eles estão diretamente ligados a ruptura e crise identitária pelos quais passa a sociedade, ou seja, estão relacionados ao enfraquecimento das redes sociais e, portanto, há um forte sentimento de solidão e vazio dentro dessas crianças e adolescentes que atendemos”, salienta.

A campanha do Semanário precisa dos leitores para que o desejo das crianças seja realizado. Os pedidos foram muitos, desde uma panela de brigadeiro, coelhos de chocolate, ovos de desenhos que fazem sucesso entre a criançada e um pote de creme de avelã, que diariamente está nas propagandas de televisão. Rubia comenta que muitos dos objetos que eles veem expostos nos supermercados não faz parte da realidade daqueles jovens. “Os pais não possuem condições de comprar um ovo de Páscoa que, por exemplo, custa R$ 50. Quando é algo mais barato, também é difícil, pois normalmente eles têm mais irmãos e fica muito caro”, comenta.

A coordenadora enfatiza que é de extrema importância esses momentos de solidariedade para com eles. “As relações em contexto de vulnerabilidade social geram crianças, adolescentes e famílias passivas e dependentes, com a autoestima comprometida e quando eles podem se sentir amados, faz com que queiram, também, ser melhores”, finaliza.

Impressões do repórter
Em dezembro o Semanário preparou a campanha de Natal com os vovôs e vovós do Lar do Ancião. A repercussão da ação foi maior do que imaginávamos, pois, todos os idosos que residem no Lar puderam receber de presente um mimo que havia sido comprado e embalado especialmente para eles.

Como, então, unir crianças e a alegria delas por chocolates nesta Páscoa? Foi aí que a Secretaria de Habitação e Assistência Social (Semhas) entrou em cena. Eles acreditaram que a melhor maneira seria escolher as crianças de três Ceacris com maior vulnerabilidade social de Bento.

Preparamos uma manhã inteira para tirarmos fotos e conversar com as crianças que participam do trabalho que é feito nas entidades. E é nesses momentos que percebemos como o pouco para eles torna-se muito, principalmente quando a resposta para a pergunta “O que você gostaria de ganhar?”, é: “Tia, se me derem qualquer presente eu já vou ficar muito feliz. É um carinho que trazem pra gente!”.

Mas eu resolvi questionar, não só a mim, mas aos leitores também: vocês costumam comer brigadeiro de panela? Pois é, esse foi um pedido que pode parecer para muitos algo tão simples, mas para eles e, em especial para o pequeno menino que estava sentado em um roda roda (brinquedo), algo extremamente especial.

Quando as marcas começaram a aparecer nos desejos foi fácil perceber a essência deles. O quão ainda são motivados pelas propagandas de televisão e o quanto gostariam de ter algo que pode estar tão distante de suas realidades. Sem falar que a maioria comentou que os pais não poderiam presenteá-los e que, há muitos anos, não sabiam mais o que era receber um mimo embrulhado em um papel brilhoso e que causa tanta curiosidade e mexe com a imaginação dos pequenos.

Para ajudar
É muito simples para fazer parte da campanha “Adoce a vida de uma criança”. Você só precisa comparecer à sede do Sistema S (Wolsir Antonini, 451 – Fenavinho) com o presente. Faremos a entrega no dia 12 de abril nos três Ceacris.
Pedimos a colaboração de todos para que todos recebam um chocolate.

Total de crianças:
Ceacri Toquinha: 40
Ceacri Balão Mágico:60
Ceacri Carrossel: 40

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário, deste sábado, 01 de março de 2017.