O julgamento dos três policiais militares acusados de matar o bento-gonçalvense Lucas Raffainer Cousandier, 19 anos, ocorrido em 2016, foi marcado para o dia 18 de março de 2019, às 9h30min, em Caxias do Sul. Os acusados Emerson Luciano Tomazoni, Gabriel Modesto Ceconi e Devilson Enedir Soares respondem por homicídio qualificado, fraude processual, denunciação caluniosa e porte ilegal de arma. Atualmente, os três brigadianos seguem recolhidos em prisão preventiva no Presídio Policial Militar.

De acordo com as informações, a vítima, estava em um Ford Ka que não obedeceu a abordagem policial na avenida Itália, em Caxias. Na época, o motorista do veículo confessou que tentou fugir da barreira por ter ingerido bebida alcoólica naquela noite. Por não ter obedecido a ordem de parada, teve início a uma perseguição que terminou na Perimetral Sul, nas proximidades da avenida São Leopoldo, bairro Kayser, onde o condutor do carro acabou perdendo o controle da direção. Na ação, Cousandier foi alvejado com um disparo de arma de fogo que acabou atingindo sua cabeça, vindo a falecer no hospital.

Naquela época, as primeiras informações davam conta de que havia ocorrido um confronto com uma viatura que teria sido atingida por dois revólveres, calibre .38, que foram apreendidos. No entanto, o caso sofreu uma reviravolta, quando a Brigada Militar encontrou o verdadeiro proprietário de uma das armas. As investigações da BM apontaram que dias antes do ocorrido, policiais teriam entrado na casa de um morador do bairro Planalto Rio Branco, em Caxias, onde recolheram a arma que pertencia ao homem. Durante as investigações, o sistema de GPS utilizado pela viatura registrou a presença dos policiais no local, confirmando a versão do autor da arma à BM.

Foto: Facebook / Reprodução