Nas últimas décadas vem se constatando uma diminuição na prevalência da cárie dentária. No entanto, mudanças de estilo de vida da população, muitas vezes provocada pelo acúmulo de tarefas e falta de tempo, faz com que as pessoas optem por bebidas prontas para consumir, que na sua grande maioria, são ácidas e erosivas.

A erosão dentária é a perda crônica e irreversível de tecido duro dos dentes, ocasionada por um processo químico de dissolução ácida que não envolve bactérias. Trata-se de uma doença multifatorial podendo ser causada por fatores extrínsecos ou intrínsecos.

Os fatores extrínsecos incluem desde dieta alimentar, ingestão excessiva de condimentos, bebidas gasosas ou carbonatadas, medicamentos ácidos e fatores ambientais (indústrias químicas, água de piscina incorretamente tratada).

Já o fator intrínseco causador da erosão dentária é o ácido gástrico que é levado à cavidade bucal e estabelece contato com os dentes quando ocorre o refluxo gastresofágico, regurgitação, vômito ou ruminação. Uma forma de diagnosticar é quando o paciente relata gosto azedo na boca, azia e eructações. Porém, diagnosticar o refluxo conhecido como ‘assintomático ‘ ou ‘silencioso’, em que o paciente não apresenta nenhum dos sinais de desgaste da doença, mas pode já apresentar um quadro de desgaste por erosão dentária. Nestes casos, o cirurgião-dentista pode ser o primeiro profissional da área da saúde a suspeitar do quaro de refluxo gastresofágico e encaminhar o paciente ao tratamento médico.

A perda irreversível dos tecidos dentários ocasionada pela erosão pode desgastar toda a extensão do esmalte e chegar à dentina, podendo acarretar alterações estéticas, funcionais, dor e, até mesmo, a destruição do dente. As principais consequências começam a ficar evidentes depois de certo tempo de ação dos ácidos, caracterizando-se, portanto, como um processo crônico, lento e insidioso, de difícil diagnóstico precoce. Ressalta-se que, nos estágios avançados, pode haver necessidade de um tratamento caro, complicado e contínuo. No entanto, se a erosão dentária é percebida logo no início, a situação é controlada com a eliminação ou controle dos agentes causadores.

Texto: Gladis Grazziotin

Fonte: Folha do Mate