A Brigada Militar (BM) registrou uma redução de 32% no número de acidentes de trânsito com lesões corporais no município de Bento Gonçalves em 2017 no primeiro semestre. O levantamento é feito pelo 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT). O comparativo deste ano é em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2016, até o dia 30 de junho, foram registrados 203 casos de acidentes de trânsito com lesões corporais. No mesmo período deste ano, segundo a BM, foram 138 casos. Vale ressaltar que, no segundo semestre de 2016, foram outros 190 casos, fechando o ano com 393 ocorrências.

De acordo com o capitão do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), Diego Caetano de Souza, apesar da redução, o número não pode ser comemorado. Isso porque, segundo ele, o efetivo da Brigada Militar empregado em ocorrências de acidentes de trânsito com lesões é utilizado com muita frequência. Na avaliação do capitão, esse efetivo poderia ser utilizado de outra maneira, como no combate ao crime, por exemplo. “Além disso, os custos aos cofres públicos e ao Estado são muito altos, e já temos muitos problemas em relação a falta de verbas”, destaca.

Segimu realiza ações de prevenção

Os números de acidentes de trânsito com lesões corporais são de responsabilidade da Brigada Militar (BM), e não da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu). Isso porque a Secretaria é responsável apenas pelas ocorrências com danos materiais. Acidentes com lesão são de responsabilidade da BM.

No entanto, na avaliação do secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, as ações realizadas pela secretaria podem ajudar a diminuir o número de ocorrências de acidentes de trânsito – o que consequentemente diminuiria acidentes com danos materiais e lesões corporais. “É uma obrigação nossa, que faz parte do plano de ações da Secretaria”, pontua.

De acordo com ele, são feitas campanhas educativas todos os meses, visando a prevenção a acidentes de trânsito. “Temos realizado ações em escolas e empresas, reunindo funcionários e discutindo o tema com frequência”, finaliza.