Impeachment. Corrupção. Petrolão. Mensalão. Mentiras. Promessas. Impostos. Crise. Inflação. Fraude. Desemprego. Recessão. Pib negativo. Déficit. Perda grau de investimento. Dólar. Juros. Políticos. Cunha. Dilma. Renan. Revanchismo. Toma lá dá cá. Guerra. PT. PSDB. PMDB. Violência. Saúde. 2016. Futuro. Líderes. Povo. Ruas. Panelaço.

Do outro lado, somos 200.000.000 de brasileiros. Trabalhadores. Lutadores. Batalhadores. Carentes de líderes. Empresários. Fé. Confiança. Jeitinho. Programas sociais. Renda. Consumo. Deus. Educação. Minha casa, minha vida. Esperança.

Escrevi nesta coluna há algum tempo que via a possibilidade de impeachment somente se ocorressem 3 fatores:

– Perda de apoio político;

– A força das ruas;

– Se a Globo quisesse.

O primeiro está acontecendo. O segundo, aconteceu, desapareceu e talvez volte. O terceiro não vai aparecer oficialmente.

Minha impressão é que o Brasil não aguenta mais 3 anos nesta situação de letargia, marasmo, falta de liderança, populismo, guerra entre políticos e falta de esperança. Minha preocupação é com o futuro de todos os brasileiros. Este povo sofrido e batalhador não merece tanto descaso dos governantes. E não é de hoje. Todos nós não podemos ser apenas um detalhe. O povo não é “apenas um detalhe”.

Tomara que se chegue ao fim desse processo de impeachment mais fortalecidos. Tomara que se iluminem os pensamentos de nossas lideranças para que façam as coisas certas. Tomara que se reduzam os gastos públicos. Tomara que a corrupção seja reduzida. Tomara que novas lideranças surjam. Tomara que os professores sejam melhor remunerados. Tomara que a saúde melhore. Que a educação se fortaleça.

Com estes líderes que temos isto não vai acontecer.

A economia vai mal e o governo federal faz pouca coisa certa. Agora, em vez de propor um plano de redução de despesas para um déficit gigante de R$ 120 bilhões ( eu disse 120 bilhões de Reais ), pediu ao Congresso para aprovar este rombo enorme para não ser enquadrado em crime de responsabilidade. É responsável uma atitude dessas de não combater o déficit? Nós todos vamos pagar esta conta. Pior de tudo: este pedido do governo foi aprovado por nossos políticos que lá estão com nossos votos.

Como você se sente hoje? Você tem dúvidas sobre o futuro? O emprego vai voltar? A inflação baixar? A Presidente vai ser cassada? Quantas perguntas, né?

Já escrevi que sou favorável ao parlamentarismo pois todo este sofrimento por que estamos passando hoje possivelmente não aconteceria se fôssemos parlamentaristas porque todos os governantes, a nível federal, já teriam caído.

Quando há mudança, há nova esperança. Quando há mudança, há novos ares. Quando há mudança, há novos caminhos.

O que devemos fazer: arregassar mais ainda as mangas, buscar novos caminhos honestos e cobrar de todos os nossos governantes maior responsabilidade fiscal, ética e liderança. Todos nós somos capazes de encontrar melhores caminhos, mudar e continuar olhando para frente. Não baixe a cabeça. Não espere pelos governos. Vá à luta. Continue na luta pelo futuro desse país. Não desista. Siga em frente. A república não acabou, nem tampouco sua esperança e força para continuar.

Faça isso e sucesso.