O domingo, 17, foi a fata escolhida pela Diocese de Caxias do Sul para a abertura oficial da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos. O evento ocorreu às 15h, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, e contou com a participação de dezenas de fieis, representantes das regiões de pastoral, lideranças religiosas e a presença do bispo dom José Gislon.

Criado pelo papa Francisco e lançado em Roma no dia 10 de outubro, o sínodo pretende ouvir até outubro de 2023 todas as comunidades católicas do mundo. Na diocese de Caxias do Sul são 73 paróquias e quase mil comunidades que deverão discutir e refletir sobre os rumos da Igreja. Este, após o Concílio Vaticano II é considerado o maior acontecimento do catolicismo mundial.

Conforme a Diocese, nos dias 21 e 27 de outubro, serão realizados encontros de aprofundamento sobre a temática da sinodalidade com os representantes do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas. Durante o mês de novembro, nas paróquias e comunidades, serão realizados encontros para conversar sobre o Sínodo.

Ao longo dos meses iniciais de 2022, a equipe diocesana fará as sínteses que serão enviadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que irá compilar o trabalho das dioceses brasileiras e fará o posterior encaminhamento à Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (Celam) que, por fim, enviará o documento a Roma, com a finalidade de dar subsídios para o documento de trabalho dos bispos que estarão lá, em 2023. A previsão da conclusão da fase diocesana e do envio da síntese local é o dia 25 de março de 2022, solenidade da Anunciação do Senhor.

Foto: Felipe Padilha / Reprodução