Faltando pouco mais de um mês para o fim do inverno, os shoppings e o comércio de rua da Capital do Vinho já exibem nas vitrines casacos, botas e blusões com descontos que giram de 20% a 50%. Há quem estivesse acostumado com as grandes queimas, comuns ao final de cada grande estação, iniciando sempre após o Dia dos Pais, dessa vez já pôde começar a garantir peças na promoção desde a penúltima semana de julho. O motivo alegado pelos lojistas é a necessidade de abrir espaço nas prateleiras para as peças da linha primavera verão, que já começaram a chegar nas lojas.

A proprietária da Shoes Caminitto, Cristina Casal, comenta que o Preview Primavera-Verão já está ocupando as prateleiras da loja. “Já temos mercadoria nova, os clientes já estão aniosos para comprarem as novidades”, garante Cristina. Além disso ela enfatiza o quão bom foi o inverno deste ano para a economia. “Ano passado as pessoas chegavam até a loja nesta época e só viam botas e não compravam pois não havia feito frio. Em compensação, neste mês já tenho pouquíssimo estoque de sapatos de inverno”, observa a proprietária.

Na loja de roupa infantil Pimpolho, a queima de estoque iniciou há um mês e conforme a vendora, Tailise Calone, os clientes poderão aproveitar os descontos até o final de agosto, pois a nova coleção já começou a chegar. “Todos os anos preparamos ofertas, pois é importante no inverno de 2017 termos somente peças novas, pois é isso que o cliente busca, novidade sempre”, comenta Tailise.

O presidente do Sindilojas de Bento , Daniel Amadio, observa que esse inverno, no geral, não foi bom para o comércio. “Na maioria dos meses atingiu os mesmos resultados do ano anterior, sem considerar a inflação do período, e em 2016 sentiu os efeitos da crise econômica e política que nosso país passa”, diz Amadio. Porém, ele garante que houve um destaque particular do setor do vestuário, que devido ao inverno mais rigoroso do que os outros anos, obrigou o consumidor a renovar seu guarda roupa, dando preferência, mesmo com uma renda menor pois ela teve no geral uma queda significativa, para esse ítem em detrimento dos outros.

Amadio lembra que as liquidações, principalmente no ramo da moda é uma prática constante adotada pelo setor, pois vislumbra com a queda de preços, a geração de capital de giro, já pensando na próxima estação pois a moda é muito dinâmica e precisa de renovação constante, principalmente o setor feminino. “Sempre que acontece uma liquidação, o consumidor se vê tentado a comprar, até mesmo por sentir uma vantegem na compra. Ele compra por benefício próprio pois entende que o preço está em condiçoes melhores do que estava antes”, finaliza o presidente.