Após temporadas de bons resultados no pelotão de acesso, equipe aceitou convite da organização para este ano


Três anos de participação no grupo de Acesso do Campeonato Gaúcho Noligafi (Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil) e seguidas melhoras de desempenho, qualidade e resultados. Assim foi o trajeto percorrido pela Associação Atlética Bento Gonçalves (AABG) que, a partir de agora, passa a integrar a ficha da elite do torneio, que conta com grandes equipes como Grêmio e Juventude.

A mudança de patamar foi fruto de seguidas campanhas de destaque e de uma recusa por parte da equipe. Ao fim de 2017, a organização da competição já havia indicado a possibilidade de promoção, porém, esta foi rechaçada pela diretoria da AABG.

De acordo com o coordenador do projeto da equipe bento-gonçalvense, Eduardo Paixão, a mudança de posicionamento foi fruto do apoio das famílias envolvidas na formação do time de categoria de base. “Quando fomos informados pela Liga que poderíamos subir de divisão, prontamente informamos que gostaríamos de ficar pelo menos mais um ano no acesso. Mas um novo convite foi recebido, repensamos e tivemos muito apoio dos pais dos atletas, o que nos deu segurança para déssemos o passo adiante”, analisou.

Ao fim da temporada passada, em entrevista ao Semanário, Paixão alegou a falta de estrutura como um impeditivo para o aceite do convite de participar do grupo de elite. Hoje, a situação ainda é a mesma. “Temos consciência de que existe uma defasagem de estrutura física e financeira se compararmos a nossa equipe com boa parte das que estarão no torneio. Esperávamos ter mais algum tempo para buscar atenuar esta diferença de estrutura e monetária. Só que decidimos enfrentar essa situação porque foi uma oportunidade que tínhamos que aproveitar”, avaliou o coordenador.

Três anos de cancha

A Associação Atlética Bento Gonçalves iniciou participação no grupo de acesso do Campeonato Gaúcho Noligafi em 2015, quando conseguiu a terceira colocação em duas categorias; no ano seguinte, o time ficou com um terceiro e um segundo lugar; já em 2017, a AABG ficou com um vice-campeonato e conquistou dois títulos (com as equipes 2003 e 2006). Embora o retrospecto da equipe seja positivo nas últimas participações, a diretoria acredita que devido ao nível dos novos adversários e ao início de um novo projeto, os resultados expressivos levarão mais tempo para serem apresentados – o que, segundo a diretoria, é natural. Em decorrência disso, a participação na Elite será analisada com cautela e sem imediatismos.

Embora a rotina de treinamentos já esteja sendo colocada em prática por parte do corpo técnico da AABG, os grupos de jogadores de todas as categorias não foram fechados para as disputas desta temporada. “Já estamos treinando em função da Divisão da Elite do Gauchão, preparando os times da AABG. Porém, ainda seguimos com espaço aberto para novos jogadores para composição de plantel”, avaliou Paixão.

Ainda não foram divulgadas as datas e os grupos da Elite do Campeonato Gaúcho Noligafi. Contudo, estão confirmadas as participações de grandes times como Grêmio, São José, Novo Hamburgo, Juventude, entre outros. No ano passado, cerca de 3900 atletas estiveram em ação entre todos os módulos da competição.


Fotos: Lucas Delgado.