O isolamento era rompido quando se reuniam para rezar. Rezavam o rosário sob a sombra de uma árvore na casa de algum morador, quando se encontravam para o filó (isto é, reunião de pessoas com comes e bebes, à noite após o dia de trabalho).

Em todas as linhas, travessões e povoados, os moradores reuniam-se em mutirões e construíram capelas de madeira, pedra ou alvenaria.

” O imigrante era muito religioso, as igrejas, escolas, seminários, capelas foram as principais instituições culturais e políticas, sobretudo no mundo rural”.

Era nesta capela que congregava toda a comunidade: adultos, jovens e crianças.

Assim no mundo rural, foram se fortalecendo as comunidades e também crescia a cidade.

Nosso município, em sua sede também cresceram os bairros no entorno do centro da cidade. Todos os nossos bairros, tem um nome, e esse a uma devoção ou uma referência. Exemplo: Cidade Alta, Bairro São Francisco, Stª Marta, Stª Helena, etc.

Hoje, registro como surgiu o nome do Bairro Maria Goretti:

Santa Maria Goretti – Registro de uma Revista Católica.

– Repasso aqui, uma palestra, quando o Pe. Júlio Antônio Giordani, encarregado, a Nível Diocesano, de incentivar os estudos bíblicos litúrgico, catequéticos assim se expressou:

“Hoje, 6 de julho, lembro-me de Santa Maria Goretti, martirizada, por Alexandre Serenelli. Não conseguindo seduzi-la, lhe deferiu várias e mortais punhaladas, no dia 5 de julho de 1902, e faleceu no dia seguinte.

Na Europa, em todos os países, como Itália, eram milhões os que, para sobreviver, deveria emigrar para outros Continentes, como fizeram os nossos gloriosos antepassados.

Maria Goretti nasceu em 1890, o pai faleceu em 1900. A mãe foi obrigada a trabalhar num grande latifúndio da Família Serenelli.

O Pe. Júlio disse que o nome Maria Goretti estava gravado no seu coração, pois seu pai Sr. Luiz Giordani, juntamente com os sempre lembrados, Pe. Luiz Mascarello e Pe. Rui Lorenzi, lá estavam em Roma na Praça São Pedro, no dia 1º de junho de 1950, assistiram a soleníssima santificação de Santa Maria Goretti, com a presença de 400 mil pessoas, de sua mãe e dois irmãos do próprio assassino Alexandre Serenelli, realizada pelo Papa PIO XII.

O peregrino, Sr. Luiz Giordani, num caderno de anotações, deixou suas memórias, recordações dizendo que para descrever a grandiosidade das cerimônias da santificação de Maria Goretti, só mesmo um grande escritor… com dom de espiritualidade…

Alexandre Serenelli cumpriu 28 dos 30 anos que fora condenado. Convertido, tornou-se Irmão Franciscano. Frei Alexandre, declarou que ele, infelizmente na sua juventude, muito se preocupava com a leitura de Revistas pornográficas, que o levaram ao bárbaro crime.

Todos os educadores e principalmente os pais de famílias, como a de Santa Maria Goretti, que condenam a libertinagem, mas defendiam a liberdade a fim de que todos os jovens possam seguir o caminho do bem desde a sua infância.