Deixe-a limpa, com o arco definido, mas respeitando o formato original. Já a espessura deve ser equilibrada, nem fina nem grossa demais, combinando com as proporções do seu rosto. Confira os principais erros cometidos pela mulherada e acerte no traçado, valorizando seu olhar.

Rosto quadrado
Use as sobrancelhas retas, com uma curva mais acentuada na ponta externa.

Rosto oval
Sobrancelhas arqueadas.

Rosto redondo
Fuja das sobrancelhas finas, que deixam a face ainda mais rechonchuda.

Olhos pequenos
Mantenha a parte de baixo das sobrancelhas sempre limpa, para levantar o olhar.

Valorize o olhar
Não há nada mais aflitivo do que se olhar no espelho e ver aqueles pontinhos pretos aparecendo, sinal de que os pelinhos começaram a crescer, mas ainda não estão prontos para serem arrancados. A saída, nesse caso, é destacar as sobrancelhas. Passe um lápis de olho específico para dar volume e cor à região. As loiras podem usar marrom-claro, as branquinhas de cabelo escuro devem apostar no marrom-escuro, e as negras ficam bem com o preto.

Não cometa estes erros!
* Depilar em excesso a parte interna das sobrancelhas (próxima ao cantinho dos olhos): Deixa o nariz mais largo e comprido.

* Afinar e estreitar demais o desenho: Aumenta a largura da testa e envelhece mil anos!

* Acentuar o arco (o ponto mais alto, onde as sobrancelhas se curvam ou dobram): Pode deixá-la com cara de brava e mal-humorada.

A micropigmentação nada mais é do que pintar determinadas regiões da pele. Por isso, para quem tem falhas ou poucos pelos na sobrancelha, a técnica é a grande pedida. Ela pode ser feita por mulheres e homens, inclusive por pacientes que já enfrentaram doenças graves, como o câncer. A micropigmentação irá redesenhar a sobrancelha e corrigir as falhas por meio do depósito de pigmentos com o auxílio do dermógrafo, deixando-as com um aspecto muito natural. E a sua duração pode chegar a dois anos.

Além da micropigmentação, existe uma técnica mais antiga de preenchimento, como a sobrancelha definitiva. Uma espécie de tatuagem feita por cima do desenho da sobrancelha. O método pode ser um pouco doloroso, mas é totalmente suportável e o resultado fica maravilhoso. O nome pode sugerir que ela dure para sempre, mas não. Nossa pele está em constante renovação celular e com os efeitos do sol a micropigmentação pode durar de 3 a 5 anos, dependendo de cada pessoa. Porém, exige alguns cuidados, como o uso de alguns cremes especiais nesse período, e evitar sol nos primeiros dias, que favorece a cicatrização e ajuda as sobrancelhas a não perderem a cor.

Diferença entre as duas técnicas
Micropigmentação: é um pro­cedimento diferente da antiga maquiagem definitiva, porque é, na verdade, uma maquiagem temporária. O aparelho usado tem uma rotação menor que o da tatuagem, deixando o traço mais suave. O pigmento usado é próprio para o rosto e não sofre variação de cor como o da tatuagem, que após alguns anos azulava as sobrancelhas.

Definitiva: é um tipo de tatuagem que perfura a camada mais profunda da pele. Se o resultado não agradar, é complicado livrar-se do pro­blema.

Micropigmentação: é possível desenhar sobrancelhas, iluminar e corrigir falhas usando recursos de cores e espessura em um processo muito parecido com o da maquiagem definitiva e aplicando um fio de cada vez, o que aumenta a impressão de naturalidade do processo. 

Materiais utilizados
Na micropigmentação de sobrancelhas fio a fio é utilizado um aparelho chamado dermógrafo, muito utilizado para trabalhos sensíveis e delicados, e que aplica o pigmento com agulhas fabricadas unicamente para este fim. Esse aparelho permitiu uma evolução no processo da micropigmentação de sobrancelhas fio a fio, que antes era um tratamento muito agressivo e deixava marcas permanentes na pele.

Cuidados após a aplicação
Poucos cuidados são necessários para depois do procedimento. Basta que o paciente faça uso de um produto cicatrizante por pelo menos três dias após a implantação de pigmentos na sobrancelha.

E na ausência total de pelos?
A micropigmentação de sobrancelhas fio a fio também é possível em casos de quem não tem nenhum pelo na região das sobrancelhas, o que é muito comum em pessoas que sofreram queimaduras, por exemplo. Nestes casos, a micropigmentação é um tratamento possível e o ideal é sempre deixar para o profissional decidir qual a melhor opção de cor e de espessura dos fios. Para isso, ele se baseará nas medidas do rosto e de pelos de outras partes do corpo para definir que tipo de pigmento será utilizado.

É reversível?
Sim, se o paciente não estiver satisfeito, ele pode desfazer a micropigmentação, em um processo conhecimento como despigmentação.

Fontes consultadas: mdemulher.abril.com.br; blog.carreirabeauty.com; minhavida.com.br; sympla.com.br