A expectativa de vida dos gaúchos é de 77,45 anos, conforme um recente estudo do Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG). A pesquisa analisa dados de 2020 no Rio Grande do Sul, levando em conta as principais mortes naquele ano e a longevidade da população do estado. Em análise por regiões, é possível averiguar que a Serra entra nas estatísticas como a 6ª região com maior expectativa de vida, com 79,41 anos.

Os dados da observação foram divulgados nesta terça-feira, 26 de julho, e abordam tanto o estado, como unidade, quanto os 28 Conselhos Regionais. Num todo, os números demonstram um aumento na expectativa de vida, de 1,86, pois o último estudo, de 2010, mostrava a média de 75,59 anos para a população. Atualmente, as mulheres possuem uma expectativa maior, que chega a 80,99, enquanto os homens ficam em 73,87.

Ranqueamento dos Coredes

As informações segmentadas nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes) criaram um ranking entre as 28 regiões. A que possui maior expectativa de vida no estado é a do Nordeste, que engloba municípios como Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Ibiraiaras, entre outros. Já a com menor expectativa é a Campanha, com Bagé, Hulha Negra, Aceguá, e outras cidades.

A Serra gaúcha ficou na 6ª colocação com 1,14 pontos abaixo da primeira do ranking. A média da expectativa para a região, por usa vez, é 1,96 pontos a mais que a do estado, o que faz com a localidade fique junto dos 16 Coredes que impulsionam a média de expectativa de vida dos gaúchos.  

Foto destaque: Rodrigo Parisotto