Na televisão o aviso sobre prevenção de suicídios aparece muitas vezes e em horários nobres. Preocupante!

Nos últimos meses vários casos de suicídio, especialmente com jovens de nossa cidade, merecem uma atenção especial. A nova geração de jovens, numa época maravilhosa em que tudo parece ao alcance das mãos estaria frustrada? Estaria confusa com tanta informação das redes sociais?

A psicologia, ou a psiquiatria, ou a filosofia ou…, talvez tenham a razoabilidade de um ato tão extremo como o de alguém que tira a própria vida.

A depressão é uma doença que apresenta claros sinais no paciente e precisa ser tratada e acompanhada com presença constante de um assistente. A frustração e a confusão mental são causas da depressão. Os especialistas com a palavra.

De minha parte, apenas escritor de crônicas, advogado, economista e avô, penso que a principal causa é o afastamento das pessoas de Deus. Há os que não acreditam na existência Dele. Estes estão em maior perigo.

Vez por outra, passo defronte ao Santuário de Santo Antonio, ali na Marechal Deodoro, e entro para dar um “oi”. Vejo pessoas que estão concentradas numa “conversa” com Deus. Rezo por eles e agradeço pelo presente, pela vida, que é um presente de Deus.

Não precisa estar na igreja para “se encontrar” com Ele pois é onipresente, ou seja, está em todos os lugares e principalmente dentro de cada um de nós. Aqueles que não sentem isto em seu espírito deveriam rebuscar suas vidas e achar o momento em que se desgarraram da esperança. Foi aí que se afastaram de Deus.

Isto é próprio de cada um e não me cabe interpretar.

Nós, como sociedade, precisamos olhar para nossos jovens e de alguma forma ajudar a nova geração a se encontrar, especialmente aqueles que estão se isolando.

Cada jovem que tira sua vida é uma punhalada na sociedade. Bento Gonçalves é um paraíso e se uma alma abandona este local o vazio dói em todos os que remanescem.

Perdi vizinhos, amigos, filho de amigos, todos jovens e o anúncio da TV para ficar atento naqueles que apresentam sintomas suicidas me faz refletir se fiz o suficiente. Certo é que posso fazer mais, até escrevendo esta crônica como um complemento do anúncio da TV.

Caro leitor: desculpe por tocar num assunto tão triste. Desculpe por relembrar de fatos tão ruins. A morte é inevitável e ronda pela nossa cidade. Ela pode até agir de muitas maneiras naturais ou acidentais, mas podemos afastar sua presença de quem a chama para si. Pensemos em ajudar.

Importante: VIVA A VIDA, todo o dia é um presente de Deus.