Numa natureza não tão distante existe um inseto cujo veneno é poderoso e aniquilador. Em seu habitat, a chamada mosca da vida adulta se alimenta de irritabilidade, falta de paciência e uma caçamba de ironia, e é atraída por frustrações, decepções e uma pitada de desamor.
Podemos ser picados por essa mosca em qualquer período da vida, mas é provável que seja depois dos 30 anos. Algumas pessoas no auge dos seus vinte e poucos já possuem todos os requisitos para receber a primeira dose, e não existe antídoto.
A mosca da vida adulta não é uma espécie nova. Um spoiler? Elaéovelhorabujentodeamanhã. Ela te faz filosofar em um nível de humor sarcástico inimaginável, te deixando sem saber se aquilo é verdade ou é apenas uma atuação – é sempre verdade, mas a pessoa picada vai querer que você ache que ela não está infectada.
A picada da mosca faz com que a juventude escorra lentamente de suas veias para o quinto dos infernos.
Os sintomas mais comuns da picada são acordar cedo quando se pode dormir, comprar panelas antiaderentes com fundo triplo e uma sprinter. Mas isso é só o começo. O envenenado não é aquele que mente a idade porque se acha velho. Ele olha para quem pergunta igual aquele emoji com cara de “saco” e responde sem esboçar nenhuma emoção: 33. Para os que estão solteiros; ou sonham com a família perfeita – eu conto ou vocês contam? – ou têm severa alergia e não se imaginam mais dividindo os mesmos mil metros quadrados com outra pessoa. Os que estão em um relacionamento há anos, esses sim perderam totalmente sua humanidade.
São os piores (leia sussurrando).
Esse tipo de mosca não faz você ficar se perguntando quando vai ficar rico. Ela coloca você no seu devido lugar e com plena consciência de que é impossível que isso aconteça. Não ter seus poucos bens em busca e apreensão já está mais do que perfeito. No seu mundo imaginário você está no palco cantando ‘We are the Champion’ para milhares de pessoas, mas logo você estará dormindo, porque o remédio para a ansiedade que você comprou dessa vez é mais forte.
Investimos horrores em terapia para reencontrar a nossa criança interior e dar uns tapas na cara dela, falamos dos problemas da vida nos 87 grupos no WhatsApp e de vez em quando entramos em contato com o CVV, mas desistimos se a fila estiver grande. Os amigos dos grupos que lutem. Ou você vira um rato de academia durante a semana para poder comer igual uma capivara raivosa quando está com TPM e beber cerveja barata com os poucos e bons amigos que tem, ou você desiste totalmente de se cuidar e foca seus investimentos em…qualquer coisa. Você não guarda muitos arrependimentos, afinal, dane-se.

Esse texto teve a colaboração do grupo de não apoio I.M. S.O.S.