Por vezes penso que a caradura de alguns rompem todos os limites, até mesmo o do respeito pela inteligência das pessoas. Todos devem ter ouvido as “notícias” sobre a “queda das vendas natalinas de 2013”, em relação a 2012. Um jornal de São Paulo se superou. Deu como manchete: “…Vendas de shopping ficam estáveis, sem levar em conta os 38 novos empreendimentos…” Mas, não é genial isso? Considerar “estável” as vendas de shoppings, descartando as vendas de 38 novos que entraram em funcionamento? Já o site Brasil Econômico mostra que o faturamento dos shoppings cresceu em 2013. As vendas de 2012 foram de 119,5 bilhões de reais e, em 2013, 132,8 bilhões de reais, crescimento, pois, de 6,95%. Obviamente, isso escancara a politicagem na apresentação de dados, de números. As rodovias entupidas, os aeroportos e rodoviárias lotadas, praias com gente empilhada e em filas por tudo! Vejam, agora, um texto do Sindilojas de Porto Alegre, no Jornal do Comércio, edição de segunda-feira, dia 6, página 4 do Caderno Empresas e Negócios. Vou reproduzir alguns trechos porque é interessante. “Levantamento realizado pelo Sindilojas e pelo CDL de Porto Alegre aponta que as vendas de Natal cresceram 9% no Comércio da Capital, em relação com o mesmo período do ano passado.” Continua a Coluna: “Este número confirma a expectativa divulgada na primeira pesquisa das Entidades, que previa um incremento de R$ 391 milhões com a data, ou seja, 9% a mais que em 2012.” E segue a Coluna dizendo que: “Para o presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, os números são razoáveis”. “Descontando a inflação, diz Ronaldo, Temos um crescimento real de cerca de 3,5%, o que é positivo pois continua representando crescimento”. Ora, ora, vejam só! Seria Porto Alegre um caso isolado de crescimento nas vendas no varejo diante do Natal? Obviamente, não! Isso apenas escancara as falácias dos “economistas urubólogos” de plantão, sempre a serviço da “grande imprensa”, cujo compromisso com a verdade, com a informação é nulo. A “torcida” que eles fazem para que tudo dê errado no Brasil chega beirar a insanidade. Não sabem eles que o Brasil não é habitado por 200 milhões de idiotas? Claro que sabem! Apenas se fazem de “burros” porque recebem regiamente para divulgar bobagens e profetizar o apocalipse, tudo com interesses claramente político-partidários, bem distantes dos interesses da população brasileira. E, podem apostar, a “mídia amiga” vai intensificar essas “informações” na medida em que as eleições se aproximarem. Sem dúvidas, viveremos um ano histórico. Nada poderá ser comparado ao que veremos em 2014. Uma das coisas incentivadas por eles – clara ou veladamente – serão as “manifestações” e, de preferência, com as piores consequências possíveis. Quem viver, verá!
Bota “crise” nisso! Imaginem quando essa “crise” acabar!