A história abaixo se passa numa Linha que já foi muito Alegre, no tempo em que as casas paternas proporcionavam encontros de afetos com certa regularidade. Bem diferente de hoje, em que o encontrão acontece no dia dois de novembro…

Enfim… Aquela era uma tarde escandalosamente quente, com o termômetro marcando cinquenta graus à sombra. Felizmente o sol foi sumindo devagarinho atrás das nuvens, para voltar bem mais tarde, meio entorpecido. Assim como todos nós. Ficamos horas no porão, único lugar em que a gente conseguia sobreviver ao mormaço.

O problema não era só o calor. Batalhões de mosquitos borrachudos voavam até de costas para encontrar o melhor ângulo de picar as pernas femininas, todas suculentas. Já os que não tinham muito a oferecer em suas canelas, protegiam os pés, porque haja flexibilidade para espremer o líquido sanguinolento de picadas nos calcanhares – o coquetel de proteínas que os malvadinhos injetam para acelerar o almoço é de tirar a paz.

Foi o caso de um dos membros da família, um cara engraçado que lembrava o diretor do colégio no filme “Curtindo a Vida Adoidado”. Com bigodinho e tudo. Suando em bicas, ele se livrou das roupas, ficando de cueca, meias e sapatos pretos, que contrastavam com os gambitos brancos. Imagine a criatura desfilando pelo entorno, procurando algo para se distrair. E encontrou: um balão enorme de vespas, aparentemente vazio, na aba de uma velha construção de madeira.

A ideia do magrão? É isso mesmo! Ele foi cutucar o vespeiro com uma taquara. Já na primeira estocada, abriu um buraco que deixou as vespinhas enfurecidas e armadas para a guerra. O primeiro regimento se enroscou nos cabelos do homem. Em seguida, a artilharia pesada começou a atacar pelos flancos nus. Nem a retaguarda saiu imune, já que a cueca larga não vedava todas as entradas. Já os pés, bom, estes ficaram a salvo.

Enquanto ele corria ziguezagueando para fugir dos kamikazes (dizem que abelhas morrem depois de picar), alguns acompanhavam apreensivos, outros, torciam pelas vespas. Felizmente, tudo terminou bem, ao menos para a plateia.

Houve mais encontros e mais façanhas nessa época quase sublime, em que se desejava desesperadamente manter o tempo em suspenso diante da fragilidade da vida…