Para compreender melhor a Colonização e a Imigração, temos que analisar o momento histórico vivido na Itália e no Brasil.

Em 1870, após 50 anos de luta, a Itália se unifica e as formas feudais são substituídas pelo capitalismo industrial. O governo instituiu o imposto até da farinha, entre outros, endividando os pobres, que perderam as terras para o governo ou para os proprietários maiores. “ Os senhores”. A solução apresentada na época, de uma vida financeira mais digna era a emigração. As massas populares encontravam-se condenadas à miséria e a fome.

O Rio Grande do Sul ficou definido após três séculos e meio da chegada dos portugueses ao Brasil. A imigração era necessária para revitalização da agricultura. No caso específico da nossa região a preocupação era estabelecer núcleos destinados a produzir gêneros alimentícios para o mercado interno e o mercado urbano que começava a se constituir.

O Império estabeleceu uma lei da Repartição geral das terras e uma nova forma de demarcação das Colônias em léguas, linhas e travessões.

Os agentes de propaganda na Europa faziam muitas promessas. Aos poucos, uma diversidade de etnias atravessou o atlântico em busca de melhores perspectivas de vida. A Itália que enfrentava inúmeros problemas, era o principal alvo da propaganda.

Os navios eram carregados com grande quantidade de pessoas, como se fossem mercadoria. A viagem foi longa e muito tumultuada e de grande obstáculos.

Ao chegarem em Santos, faziam o reconhecimento. Depois, alguns se perdiam dos familiares. Em, seguida para o sul, no porto dos casais (hoje Porto Alegre).

Os que vinham para a Colônia Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), seguiam até o porto de São João do Monte Negro.

Muitos imigrantes, queriam chegar o mais depressa possível em suas terras. Seguiam por trilhas íngremes e de difícil condições. E finalmente, no seu destino estava preparado um barracão, isto é, um alojamento, como se fosse um grande depósito de mercadoria. Nesse barracão, aguardavam o número do lote rural ao longo das linhas e travessões.

Na trajetória de 140 anos, o Município se desenvolveu e todos juntos com outras etnias, somos um povo que luta e de grande valores, não esquecendo a nossa história.

O barracão dos imigrantes, hoje um conceituado bairro do Município, foi o lugar escolhido para uma memorável noite de confraternização. Será a Seconda Noite Italiana – Com as sociedades: Circolo Veneto Di Bento Gonçalves, Trevisani Nel Mondo Di Faria Lemos, Famiglia Trentina Di Santo Antão, Societá Italiana Di Bento Gonçalves E Comvers = Comitato Veneto do Rio Grande do Sul, convidam para esse encontro de confraternização, com jantar na Sociedade Educativa e Cultural do Barracão (ginásio).

Em alguns momentos irão lembrar e resgatar a cultura italiana, através da: dança, música, fala e a gastronomia.

Durante o jantar a: Assodita – Associação Brasileira de Difusores do Talian, entregará o troféu destaque às pessoas que mantém vivo o Talian. Presença de seu presidente, personalidades convidadas de vários Estados Brasileiros, cidades da região, onde estes serão agraciados, nesta noite.

Convidamos todos a participarem desta Noite Memorável, no dia 14 de novembro de 2015. Às 20h30min. Na Sociedade Educativa e Cultural do Barracão.