Não existe vontade maior para os pais do que ter a certeza de que os filhos têm tudo para serem felizes. As pessoas com esse sentimento apresentam relações sociais mais fortes, em parte porque a felicidade leva os outros a quererem ser nossos amigos e porque ter amigos nos torna alegres.
Além disso, as emoções positivas nos dão mais recursos para sermos melhores pais, e isso afeta os filhos. Estes tendem a imitar as emoções dos pais, principalmente, nos primeiros anos de vida. Se a família demonstra sinais de felicidade é natural que esse estado de espírito se reflita nas crianças. As pesquisas mostram que quanto mais juntos estamos, mais semelhantes nos tornamos.

De que forma o comportamento dos pais determina o dos filhos?

A principal diferença entre os ambientes sociais das crianças felizes é que os pais tendem a ensinar essas habilidades e servem de exemplo. Estudos focados em modelos distintos de parentalidade demonstram que os pais ternos e amorosos, mas que sabem estabelecer limites, cumprindo as regras e aplicando-as, tendem a ter filhos mais seguros, mais sociáveis e felizes.

Qual a importância da inteligência social na busca de felicidade?

A inteligência emocional e social é um dos pilares da felicidade. Os pais podem incutir aos filhos inteligência social através da emoção que depositam em cada atitude e na sua própria capacidade de serem felizes. Este atributo desenvolve-se transmitindo às crianças a capacidade de serem otimistas, de saberem partilhar e perdoar. Podemos ajudar os nossos filhos a fazer amizades e ajudá-los a lidar com a dor quando se sentem tristes e revoltados.

Seja feliz!

Dicas de livros para pais e professores

Criando bebês felizes – Steva Biddulph

Família acima de tudo – Stephen Kanitz