Ontem o senado discutiu e votou o processo de impedimento da presidente Dilma. O resultado oficial ainda não havia sido divulgado quando escrevi este artigo. Mas, até os Pokémons árabes e chineses sabem, mesmo não falando o nosso português, que Dilma será defenestrada. E isso a muito tempo. Meu título chamando de “farsa” esse processo todo é, exatamente, por isso. Estão arrastando o processo por esse tempo, mesmo sabendo-se o resultado final que é, obviamente, a saída definitiva dela do governo. O ou os motivos são por demais sabidos de todos. Mas, o verdadeiro motivo está sendo omitido. Até o momento, Dilma Rousseff nem indiciada chegou a ser por qualquer conduta de corrupção.

O problema maior, no meu entender, é incompetência, mesmo. Dilma foi absolutamente incompetente no seu segundo mandato. Ela criou déficit orçamentário de mais de 100 bilhões de reais concedendo “desonerações”, “isenções” e outras benesses a mais de 150 setores da economia. Essa redução bilionária de impostos não passou sequer perto da população.

Elas foram transformadas em “recomposição de margens de lucro” para as empresas beneficiadas. A exceção foi a indústria automobilística que proporcionou redução de preços nos veículos nos percentuais do Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI -, beneficiando o consumidor. Os demais, como sempre, “privatizaram” esses impostos todos que os cofres públicos deixaram de arrecadar, prejudicando governos estaduais e municipais. Aliás, privatizar lucros e estatizar prejuízos é uma especialidade dos “donos do Brasil”, que são os banqueiros, empreiteiros, usineiros, grandes ruralistas, grandes empresários, tendo eles na grande imprensa aliados de primeira hora, sempre prontos a dar “uma mãozinha” no sentido de convencer a população “que Cristo morreu de frio, mesmo sendo o dono da lenha”, como dizia meu pai. Mas, entendo eu, o grande erro de Dilma não foi, certamente, o que chamam de “pedaladas fiscais”, já que isso foi feito por todos os presidentes, vários governadores e milhares de prefeitos, sem que ninguém contestasse ou reprovasse isso, inclusive os tribunais de contas.

O erro crasso dela foi não perceber o ninho de serpentes que existe no Congresso Nacional, a esmagadora maioria eleita com o dinheiro dos “donos do Brasil” e que, por isso, lhes devem favores. Outro erro foi não só dela, mas do PT, quando aceitou como “aliados da hora” gente de partidos em cujo seio havia e há políticos cuja ética, moral e honestidade são conhecidos há décadas, já que governaram o Brasil desde 1889, passando o “cetro da corrupção” de “pai para filho”.

O PT sabia muito bem que a população elegeu Lula porque estava de saco cheio “dos mesmos de sempre”. E o que o PT fez? Abraçou “os de sempre”, levando-os para o núcleo do governo, tornando-se “farinha do mesmo saco”. E essa “tchurma”, não satisfeita, prejudica mais uma vez o Brasil na medida em que arrasta por meses o que já decidiram. Sádicos? Não, apenas representam a pura essência da politicanalhada brasileira para quem o povo é apenas “um detalhe” e esse aceita tudo bovinamente.