Vivemos em um país onde as questões culturais e educacionais sempre ficam em segundo plano. Políticos e autoridades falam aos quatro ventos sobre a necessidade de investimentos em políticas educacionais que realmente funcionem, porém, nada acontece de concreto. E Bento Gonçalves mostra que também é alvo deste descaso, no momento em que deixa escorrer pelo ralo uma verba de R$ 1,8 milhão para a construção de um espaço cultural.

Apontar culpados nesta hora não vai resolver nada e nem trazer o dinheiro de volta, mas é preciso pontuar: todos os que passaram ou estão à frente do Poder Público desde que o projeto foi enviado para o Ministério da Cultura são responsáveis. Tanto os chefes do Executivo anterior ou da atual administração falharam neste processo. O primeiro, por permitir, mesmo em meio à crise, que o município entrasse na lista de inadimplentes. O segundo, por, ao que parece, evitar ao máximo tocar adiante os projetos de seu antecessor.

Afinal, a exclusão do município do projeto Mais Cultura aconteceu no mês de março, três meses após a posse da nova administração, tempo mais do que suficiente para que a situação fosse contornada. Mais uma vez, as divergências políticas parecem ter ficado à frente dos interesses da comunidade. Situação comum e corriqueira, parece ter provocado um cansaço letal na paciência da população, com a falta de comprometimento com bens públicos.

Hoje, foi o R$ 1,8 milhão da biblioteca pública e dos espaços culturais. Amanhã, o que será? Não podemos mais assistir de forma passiva a perda de recursos públicos de forma simplista e amadorística. A coerência e persistência na atenção aos projetos do município se fazem essenciais a partir de agora, independente de cores partidárias. O sinal de alerta está ligado e novas perdas podem acontecer, caso algo não seja feito para conter tamhanho descaso.

A prefeitura precisa, urgentemente, olhar com maior zelo para os projetos que estão tramitando junto ao governo federal, para que a perda de verbas não se torne uma constante em nossa cidade. O que aconteceu com os recursos do projeto Mais Cultura precisa servir de aprendizado para futuras administrações. Agora, é arregaçar as mangas e trabalhar muito em prol de nossa cidade. É preciso seguir em frente, com novos projetos e ideias que beneficiem a coletividade. Lamentar não irá resolver os problemas do município. Afinal, a força cultural de Bento Gonçalves não pode ser penalizada por rivalidades políticas que não levam a lugar nenhum.