A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Quando os dentes estão mal posicionados são difíceis de serem higienizados, podendo ser perdidos precocemente devido às cáries ou a doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação, que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros, além de comprometerem a aparência.

Sabendo disso, os pacientes buscam na ortodontia a solução para seus problemas estéticos e funcionais.
E ao procurar atendimento nota-se uma tendência imediatista, gerada por uma rotina atarefada das pessoas onde tudo é muito rápido e passageiro. Por isso é comum durante a primeira consulta, mesmo antes do início do tratamento ortodôntico, o paciente questionar a data de seu término; sendo assim, desenvolveram-se técnicas para tratamentos mais rápidos e confortáveis. Mas apenas seu ortodontista poderá determinar se você necessita ou não de um tratamento, bem como o tempo necessário e qual a técnica ideal, com base no histórico médico e dentário completo, um exame clínico, modelos de gesso dos dentes, fotografias e radiografias, pois cada caso deve ser individualizado, não podemos generalizar cada indivíduo é um ser único.

Hoje contamos com uma gama de recursos de alta tecnologia e o ortodontista é o que executa todo o funcionamento da mecânica de movimentação dentária, com seu conhecimento e dedicação empregará os melhores dispositivos, sendo fixos como móveis.

Com um tratamento muito bem executado, temos a satisfação do paciente, a estética do sorriso alcançada, melhora da respiração, da dicção, prevenção de cáries, doenças gengivais, disfunção das articulações ajudando a manter a saúde bucal, o que ajuda a saúde geral.

Fonte: Ricardo de Medeiros