O movimento é parte integrante da vida humana. As crianças desde o seu nascimento movimentam-se e este vai se aprimorando a cada dia por intermédio das experiências como, por exemplo: correr, saltar, manusear, etc. O trabalho com o movimento deve propiciar à criança um desenvolvimento dos aspectos da motricidade e a ampliação da cultura corporal de cada uma.
Crianças de zero a três anos
– Reconhecimento do próprio corpo.
– Exploração das possibilidades de gestos e ritmos corporais.
– Segurança e confiança em suas capacidades motoras.
– Exploração e utilização dos movimentos de encaixe.
Crianças de quatro a seis anos
– Ampliação das possibilidades de expressão do próprio movimento.
– Conhecimento das potencialidades e limites do próprio corpo.
– Controlar e aperfeiçoar gradativamente o próprio movimento.
– Conhecimento, interesse e cuidado da imagem do seu próprio corpo.
Para não esquecer!
Através das expressões de outras pessoas as crianças imitam e criam suas próprias, ocorrendo com isso possibilidades de aprendizagens constantes. É nesta fase inicial que a criança precisa de liberdade de expressão para adquirir autonomia nos seus movimentos.