Definitivamente as novas cozinhas vieram para mudar o nosso jeito de encarar esse espaço. A tendência apareceu com força nos stands da Eurocucina 2014, evento paralelo ao Salão Internacional do Móvel em Milão, com várias configurações que apresentam soluções práticas para a rotina. Uma delas camufla a presença dos eletrodomésticos, agora deixados fora de cena.

“Nesta edição da mostra estamos apostando num conceito bem atual, baseado nos lançamentos de marcas mundiais. A palavra integração já foi absorvida, o próximo passo é pensar neste ambiente como único”, explica a arquiteta Cristiana Bez Delpizzo, que assina junto com Robson Nascimento o espaço “Viva Sua Casa por Evviva Bertolini”, na mostra Casa & Cia, em Florianópolis.

Nesta lógica a fronteira entre a sala e a cozinha cai por terra. O que fica é o aproveitamento total do espaço, incorporando as funções, antes distintas e quebrando o cenário tradicional.

“Nos últimos 30 anos podemos observar a evolução das cozinhas, antes isoladas e distantes das salas de jantar. Depois foram deslocadas para favorecer o fluxo das refeições. De um ambiente isolado, passou a ser o coração da casa e hoje mesclam-se ao conforto do living. Com essas barreiras sendo excluídas, estamos descobrindo novas formas de nos relacionar com a casa”, acrescenta Cris. E essa fase também tem a ver com a vontade de aproveitar o lar no coletivo. A privacidade ficou concentrada nas áreas íntimas ou de trabalho. Os demais cômodos estabelecem diálogo mais aberto, traduzindo, de certa forma, a vontade de companhia e a simplificação da vida. “Exploramos este clima amistoso com muito aconchego e certa dose de elegância, com um living com uma paleta de cores minimalista e uma cozinha contemporânea para receber amigos”, complementa.