Quando eu penso “Tchê! Que ideia genial! Que trocadilho da hora!”, aparece, por aí, uma porção de artigos com o mesmo título. Como é que pode? Esse pessoal todo conseguiu ler minha mente? Plagiar meu pensamento?
“Mistéééério!”, como dizia D. Milu, de Tieta do Agreste.
Mas vou em frente… E estou até vendo a cara de uns e outros. Adivinho a frase chavão: “Mulheres deveriam ficar na cozinha e não se infiltrar na Copa”. Só pra contrariar, vou jogar neste campo e fazer algumas finalizações. É possível até que, pelo distanciamento, possa chutar de forma redonda, quebrando paradigmas decididamente quadrados.
E já atacando nesta área, começo por cabecear o mito de que Cristiano Ronaldo é o jogador de elite com a mais invejável barriga de tanquinho. Convenhamos! Nosso Ronaldão sempre foi mais… cativante em sua comissão de frente, e nem por isso a gente fica se gabando.
Outra falácia: Michael Ballack é tão gato que, mesmo suado e cansado, parece um astro de Hollywood. Dá pra acreditar? O “balackeiro” se aposentou em 2012, por medo da concorrência…
Já da seleção italiana, foi espalhada a lenda de que o time é formado só de homens bonitos, da linha do Fábio Cannavaro. Besteira! Como se músculos, cabelos, olhos, pele, charme e estilo fizessem a diferença…
E há também outros endeusados: Navas, da Espanha, Cole, da Inglaterra, Santa Cruz, do Paraguai, Sahin, da Turquia e assim por diante. Afinal, Vinícius, beleza é fundamental pra “amaciar a pelota”?
Outro paradigma a ser bombardeado tem a ver com a cartilha do Obama. Num dos artigos, ele aconselha os turistas norte-americanos a não se hospedarem no primeiro andar dos prédios brasileiros, por serem mais visados pelos ladrões. Fala sério, excelência! Desde quando nossos bandidos têm medo de altura?!
Sobre o item “proteção a DSTs”, o Barack de novo pisou na bola, ao recomendar aos turistas que carreguem consigo camisinhas fabricadas nos EUA. Por que os malas não carregam seus companheiros e suas companheiras a tiracolo, para as comemorações íntimas?! Afinal, aqui não é a casa da mãe Joana!
Quanto ao copo, este é um jogo absolutamente retórico. De um lado, “equipe e torcida da Casa” afirmam que ele está meio cheio, com chance de encher completamente após a Copa. De outro, “equipe e torcida que buscam ascender à Casa”, dizem que ele está meio vazio, com chance de entornar de vez no apagar das luzes. E o confronto promete…
O jeito é deixar a bola rolar e torcer para que o bom-senso prevaleça, e todo mundo saia ganhando…