As casas de madeira podem ser consideradas criação dos imigrantes italianos, não sendo vistas no País de origem.
Quem analisa a Arquitetura da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul torna-se reconhecível que a falta de estradas e a escassez de recursos provocaram uma arquitetura independente da industrialização que se obrigaram a usar madeira, pedra e barro.

No primeiro período das construções provisórias, correspondeu ao tempo de adaptação e reconhecimento do terreno de sua propriedade.

Para que se tenha uma imagem de como foi árdua a ocupação das terras onde se estabeleceram os imigrantes, convém lembrar as dificuldades e o desconforto que eles passaram.

Chegados à colônia, tornavam-se muito tristes pela falta absoluta de conforto, abandonados no meio da mata, longe, duas, três e até cinco horas de caminho até chegar à sede, sem vias de comunicação, obrigados a se satisfazer com uma miserável cabana. Pode-se imaginar o desânimo que estes coitados sentiam!

“Nos primeiros dias, olhavamo-nos uns aos outros, perplexos, sem poder falar.”

“Quantas vezes afogávamos a nossa dor, a nossa tristeza no pranto em comum, procurando consolo no nosso trabalho. Quantas vezes, desencorajados, nos ajoelhamos diante de uma árvores e, entre soluços e lágrimas, suplicávamos a proteção do altíssimo e da Virgem Maria, rezando o Santo Rosário com fervorosa devoção. Quantas vezes preferíamos a morte do que aquele estado de vida selvage! Depoimento do imigrante Ângelo Dall”Acqua – Lorenzoni – pág. 64 -1975.

Praticamente nada restou destas construções primitivas, que eram demolidas ao concluírem a casa definitiva. Mesmo quando a primeira casa foi transformada em estábulo ou similares, ainda assim coube ao tempo seu desaparecimento, porque, pelas características de construção provisória, e no critério de seus proprietários, não merecedoras de investimentos para manutenção, deterioravam-se com rapidez.

Para os grandes pensadores do mundo, o regresso às fontes é o caminho em direção à sabedoria.
Os antropólogos descobriram que o regresso às fontes se acentua na medida em que os resultados põem em evidência cada vez com mais força aquela harmonia que existia entre o homem, seu habitat, a natureza e o cosmos.