Não é novidade para ninguém que a crise econômica no Brasil se instalou e não sabemos quando vai terminar. Para passar por esta etapa e sobreviver, muitas empresas estão buscando alternativas para não demitir funcionários. No orçamento familiar as reduções também acontecem: cancelam cursos, lazer, vendem o carro, não fazem mais viagens, academia, cinema, diminuem a ida aos restaurantes, reduzem muito os momentos prazerosos no dia a dia. Economizar é necessário, sem dúvidas!

Mas qual será o caminho menos sofrido para passar pela crise?
Quando deixamos de fazer algo que gostamos muito e não sabemos se o dinheiro vai dar até o final do mês geramos uma carga enorme de tensões e motivos para cair na tristeza, no estresse e na depressão.
Seguir em frente com qualidade de vida, prevenindo problemas de saúde é melhor do que adoecer e precisar gastar muito mais com médicos, exames, medicações, etc.

As atividades físicas proporcionam ótimos momentos e melhoram a saúde física e mental. Os economistas aconselham que em época de crise devemos escolher menos atividades, mas escolher bem. Escolher algo que irá lhe ajudar e prevenir desgastes futuros.

Mas qual atividade física é mais adequada ao perfil de cada um? Segundo a ACAD (Associação Brasileira de Academias) muitas pessoas começam e cancelam a academia ainda no primeiro mês de tentativa, não gerando benefícios. Para começar a ter um resultado é necessário um tempo mais longo. Todas as atividades físicas praticadas em torno de 2 a 5 por semana são válidas; é necessário achar o seu perfil e seguir em frente.
Considera-se a Dança uma atividade muito completa e excelente em momentos onde precisamos selecionar apenas uma atividade em épocas de crise. É indicada para qualquer idade, sexo, classe social, condição física ou psicológica. São várias modalidades de Dança disponíveis nas academias: Zumba, Danças de Salão, Ballet, Jazz, Dança do Ventre, entre outras. A Zumba por exemplo, tem alta perda calórica melhorando toda a musculatura e condicionamento cardiovascular. Escolher pouco, mas escolher bem em época de crise. Promover saúde e bem-estar, pessoal e de amigos e familiares. Não deixar que a crise afete a qualidade de vida. Melhor prevenir do que remediar!

 Texto escrito por Lisiane Mazetto
Educadora Física
(UNISINOS – RS)
Especialista em Danças de Salão (FAMEC – PR)
Graduanda em Nutrição
(UCS – RS)
Diretora Via Attiva Espaço da Dança