Todos sofremos de ansiedade, umas pessoas mais e outras menos. Sabe aquela viagem programada para as férias ou aquele jantar marcado para sexta à noite que não chega e dá um friozinho na barriga só de pensar? Situações como essas podem instigar a ansiedade que temos dentro de nós. Porém, a ansiedade exacerbada por um longo período se torna doença e precisa ser tratada.

Segundo a Dra. Letícia Guedes, as pessoas que sofrem de ansiedade excessiva geralmente identificam perigo em uma situação com a qual não possui recursos para lidar. “Na maioria das vezes, a pessoa tem dificuldade em permanecer no meio de aglomerações e problemas para dormir e para se concentrar”, completa.

Os sintomas que os pacientes ansiosos mais apresentam são: batimento cardíaco acelerado, sudorese na palma das mãos e nos pés, sensação de desmaio ou vomito, cansaço, agitação, entre outros fatores comportamentais como preocupações com a falta de dinheiro, família, trabalho, tensões ou medos exagerados, falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade.

Se não tratada, a ansiedade acentuada acaba desenvolvendo outras patologias, como herpes, gastrite, ulcera e até mesmo um câncer. “Um alerta para diagnosticar a doença pode ser observado quando alguém passa pelo menos 6 meses excessivamente preocupadas com um ou vários problemas cotidianos”, explica Letícia.

Existem diversos tratamentos que podem ajudar a amenizar a ansiedade e que ainda ensinam o paciente a lidar com ela. Como Letícia conta, “nós, psicólogos clínicos, submetemos através de um estudo detalhado as razões pela qual levou o individuo a se sentir ansioso, mesmo que ele não saiba explicar os motivos.

O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos”.

O poder dos tratamentos alternativos

Tratamentos alternativos também são uma opção. Como a farmacêutica Lucinéia Rocha, conta, polivitamínicos e óleos funcionais são voltados ao bem-estar e à qualidade de vida do ser humano, repondo nutrientes ausentes no organismo e fortalecendo o sistema imunológico. Esse tipo de medicamento não precisa de prescrição médica, por exemplo.

A procura pelo segmento é tão intensa que chega a movimentar R$ 667,7 milhões anuais no Brasil, segundo pesquisa da IMS. Confira alguns óleos e nutrientes que auxiliam no tratamento:

Complexo B em cápsulas

Auxilia na manutenção da saúde emocional e mental, sendo útil em casos de depressão e ansiedade. Esse é um poderoso aliado. No estômago, as vitaminas B estimulam a liberação e o controle do suco gástrico. Além de contribuir com o controle da ansiedade em si.

Óleo de Linhaça + Prímula + Borragem + Vitamina E

Ameniza sintomas da TPM ou menopausa. Fonte de Ômega 6, estimula a liberação de substâncias relacionadas à sensação de saciedade, reduzindo o apetite, aumenta a imunidade, entre outros benefícios.

Óleo de Prímula

Prímula é uma planta nativa da América do Norte. É rica em ômega 6, mantém a pele saudável e hidratada e é uma forte aliada para atenuar os sintomas da TPM, incluindo alterações de humor, ansiedade e inchaço.

Ômega 3

Sabemos que o ômega 3 está presente no salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, óleo de peixe, mas muita gente não consegue consumir ou porque não gosta ou por falta de tempo. O ômega 3 em cápsula não precisa de prescrição médica e traz diversos benefícios. Além de possuir ação anti-inflamatória e fazer bem para o coração, reduz as cólicas e melhora o humor.

Óleo de Chia

A Chia é conhecida por ajudar na perda de peso e por outros benefícios. Mas existem pesquisas em que ela ajuda, e muito, no tratamento e prevenção de depressão e ansiedade.

Fonte: saudebelezaestetica.com.br