Viajo há vários anos, a trabalho, para fora do país, e sempre procurei analisar a imagem do país lá fora. Também, quando recebo empresários estrangeiros aqui, sempre analisei quais eram suas ideias iniciais sobre o país ( quando era a primeira viagem ao Brasil ) e quais suas impressões depois.

Bem, não preciso dizer para ninguém que a imagem do Brasil ao resto do mundo não era das melhores, melhorou um pouco no Governo Lula mas ainda é uma imagem comprometedora.

Certo dia, numa reunião de negócios nos Estados Unidos, apresentamos ao comprador de uma grande rede de lojas de móveis, os catálogos de 3 empresas, do mesmo grupo, grandes empresas. O comprador olhou com desconfiança, verificou as fotos das empresas e perguntou: estas fotos são das empresas no Brasil mesmo ou vocês pegaram fotos de empresas moveleiras na China e colocaram no catálogo? Ele desconhecia totalmente o Brasil e, para ele, não poderíamos ter empresas de móveis tão grandes.

Na minha opinião, nossos governos pouco ou quase nada fazem para que nossa imagem lá fora seja modificada para melhor. Sabemos dos problemas que enfrentamos mas ninguém aqui nesse país, dos governantes eu falo, dá a menor bola para melhorar esta imagem. Este é um grande erro.

Não bastasse tudo isto, agora foi a vez da adidas. A marca é patrocinadora oficial da Copa do Mundo e lançou pelo menos duas camisetas que em nada ajudam a melhorar nossa imagem lá fora. Segundo a própria adidas, as camisetas já foram retiradas de circulação mas o estrago já foi feito. O simples barulho em torno das camisetas já é o bastante em tempos de mídias globalizadas e de rápida propagação.

O Brasil é mais do que carnaval, futebol e o Rio de Janeiro. O Brasil é um país de quase 200 milhões de brasileiros, a maioria sofrida, é verdade, mas que luta todos os dias para crescer ou sobreviver. Há muitas pessoas, empresas e empresários melhores que estrangeiros. Somos subdesenvolvidos, sim, mas que trabalhamos incessantemente, apesar da corrupção e de governos pouco interessados em melhorar a saúde, a educação e a segurança. Não dá para deixar na mão de poucos uma tarefa gigantesca que é a construção da imagem de um país global. Mas o governo precisa fazer a sua parte.

Porém, o país tem que se dar o respeito. Quando a Bolívia aumentou o preço do gás e a Venezuela invadiu a Petrobras e nada fizemos, não estamos nos dando este respeito. Quando aceitamos que a Argentina dite as regras no Mercosul, também não. Quando investimos bilhões em estádios e não conseguimos nem arrumar as estradas que levam até eles, também não. Quando a educação vai mal, a saúde está doente, mais de 50.000 homicídios por ano são praticados no país e ninguém diz nada, realmente não podemos falar muito coisa das camisetas. Este foi apenas mais um acontecimento que amanhã vamos esquecer. Que pena que temos memória curta.

Você que está lendo agora esta coluna pode ser um destes que batalha todos os dias para que este país melhore. Continue assim e reze bastante para que, um dia, tenhamos líderes de verdade capazes de conduzir esta nação a ser livre, soberana, democrática e próspera.

Por enquanto, deixo minha opinião de descontentamento com a adidas. E tomara que aprendamos alguma coisa com isto. Pense nisso e sucesso.

Esta coluna é dedicada a Alceu Liviera, um grande amigo meu que morreu tragicamente há 15 dias. A sua esposa, filhos e toda sua família, aos colegas os nossos maiores agradecimentos a tudo o que ele construiu em vida. Ele ajudou este país a ser melhor.