Chefes do Executivo Municipal da região falam sobre os feitos do ano que passou e revelam as atividades a serem desenvolvidas no ano em curso

Avaliar o que passou e projetar o futuro faz parte da vida de todas as pessoas, que relembram e projetam o caminho a ser trilhado nos novos 365 dias de um novo ano. Com as administrações municipais não é diferente: analisar, projetar e organizar o ano vindouro também faz parte da rotina. Neste início de novo ciclo, é hora de colocar no papel as ações a serem desenvolvidas, bem como dar continuidade à algumas atividades necessárias para a manutenção da vida dos habitantes e analisar os projetos a serem colocados em prática.

Por isso, o Semanário, com o intuito de conhecer a realidade dos municípios da região, conversou com os prefeitos dos municípios próximos para revelarem quais foram os principais investimentos e obras realizadas em 2019 e projetar o novo ano que recém começou. Nesta segunda e última parte de entrevistas, a participação dos administradores: de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari; de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé e de Carlos Barbosa, o vice-prefeito e prefeito em exercício, Beto Da Fré.

Em 2019, Pinto Bandeira foi destaque nacional

Pinto Bandeira, município com pouco mais de 3 mil habitantes, muito se orgulha das conquistas do ano de 2019, especialmente no que tange o setor produtivo. No ano que passou, recebeu o título de Capital Estadual do Pêssego de Mesa, despontando ainda mais neste, além do destaque nacional, por ser o município que mais investe em educação no Brasil.

Prefeito, Hadair Ferrari

Todos os segmentos receberam investimentos importantes no ano anterior, de acordo com o prefeito, Hadair Ferrari. Na área da saúde, por exemplo, conseguiram atender 100% da população com médicos e dentistas, além de fazer a cobertura (telhado) da nova Unidade Básica de Saúde, um total de 700m² de área. Quanto a questão da educação, passos muito importantes foram dados. “Somos o município que mais investe (por aluno) em Educação a nível nacional e atendemos 100% dos nossos alunos com kit de material escolar, uniforme e transporte. Temos atividades de contraturno escolar, com escolinha de futsal, ginástica, taekwondo e canto coral. Também iniciamos a obra de construção da creche, com uma área aproximada de 700m² que atenderá 85 alunos”, frisa o gestor.

Nas obras, foram aproximadamente 3,6 km de vias asfaltadas e cerca de 7km de estradas abertas para futura pavimentação. Outra conquista foi a de um caminhão caçamba, por meio de emenda parlamentar do ministro Osmar Terra. Na agricultura, o subsídio de 60% de horas- máquina, tanto de próprias, quanto de terceirizadas para os produtores e o fornecimento de 15m³ de brita por família. Na área da segurança foi criado o Consepro e receberam um efetivo de cinco policiais da Brigada Militar.

Para iniciar o ano de 2020, algo muito surpreendente. Mais de 35 mil pessoas estiveram visitando o município na Festa do Pêssego. “A retomada do evento, uma das promessas da atual gestão, superou as expectativas e surpreendeu a todos. Isso prova que o trabalho em equipe supera qualquer dificuldade”, adverte Ferrari. Além deste primeiro passo neste ano, a ideia da gestão é dar sequência ao trabalho que estava em andamento, e finalizar as obras já iniciadas. “Queremos, da mesma forma, melhorar o atendimento da população na área da saúde, com a efetivação dos concursados; manter o número de horas-máquina para que nossos agricultores continuem trabalhando cada vez mais, afinal, eles fazem a economia do nosso município. Também queremos continuar com investimentos na educação, ampliando o contraturno escolar com a atividade ‘talian’ e inserir a língua moderna estrangeira – inglês-, no currículo escolar, desde a creche”, finaliza.

Monte Belo do Sul desponta para o turismo

De acordo com o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé, o ano de 2019 foi muito profícuo para o município, pois foram realizados e iniciados importantes projetos nas mais diversas áreas da administração municipal. “Obras de infraestrutura, como pavimentação, construção de mirante, reforma e ampliação da praça central, construção de centro de convivência para os idosos, dentre outras ações que estão tramitando, como o novo pórtico de acesso à cidade, a Rua Coberta e o projeto de pavimentação para o interior, com o início de obras em trecho que liga a Linha Armênio à Linha Colussi”, revela. Um destaque importante diz respeito à questão do fomento ao turismo e de atividades que movimentaram a cultura. “Queremos destacar, especialmente, o engajamento dos empreendedores locais, que passaram de 10 a 40 neste último ano e a realização de importantes eventos culturais como o Polentaço e o Vieni Vivere La Vita Festival”, pontua.

Adenir Dallé, prefeito de Monte Belo do Sul

Ainda, elenca diversos projetos nas áreas de educação e saúde. “Prezamos pelo bem-estar e aprendizagem dos alunos, nas duas escolas municipais. Tivemos inovação na área da saúde, com ampliação do horário de atendimento na Unidade Básica, proporcionando maior facilidade de à população”, esclarece.

Quanto à questão financeira, ele é pontual. “Mesmo em meio a um cenário de crise e de falta de recursos de modo geral, nosso município está com as contas equilibradas e fechou o exercício com superávit financeiro. Isso se deve a um trabalho sério e comprometido de toda a equipe, desde as compras que são realizadas, até a fiscalização, buscando preservar o erário público e primando pelo serviço de qualidade, e especialmente, com respeito à população”, indica.

Em Carlos Barbosa, avanços importantes em todas as áreas

De acordo com o vice-prefeito e prefeito em exercício (até o final desta edição) de Carlos Barbosa, Beto Da Fré, o ano de 2019 foi intenso e de grandes feitos. O ponto alto de todas as atividades desenvolvidas pela administração teve um mote: os 60 anos do município. “Começamos com o Terno de Reis, tradicionalmente já realizado, com esta temática”, lembra. Da mesma forma, indica que os trabalhos de todas as demais áreas foram mantidos. “Na saúde, para ter uma ideia, são quase 29 mil cadastrados em nosso Centro de Saúde”, avalia.

Beto Da Fré, prefeito de Carlos Barbosa

Na questão de educação, o final do ano reservou uma surpresa aos gestores. No sistema de avaliação municipal, um índice 13,3% mais que o ano anterior. “Em 2017 atingimos o índice 5,67 e, em 2018, 5,69, praticamente não teve crescimento. Nós tínhamos, como ambição, como meta da Secretaria a nota 6 e conseguimos atingir a nota 6,45, ou seja, um acréscimo, com relação a 2018, de 13,3%. Porque isso mudou: a qualificação, teve troca de professores, foi mexido na estrutura e isso deu um ótimo resultado e nos enche de orgulho”, pontua.

Neste segmento, ele também destaca as reformas em escolas, que garantem melhor qualidade no ensino. “Não é segredo para ninguém que a educação é uma prioridade tanto para nosso mandato, quanto para o mandato anterior. Então, fizemos uma reforma, unindo as escolas Recanto e Toquinho, além de outras tantas. Temos a grata satisfação de estar entregando para a comunidade mais uma escola de tempo integral. Tivemos a implantação da creche noturna, que está disponível, através de um regramento, para os pais que trabalham e não tem com quem deixar seus filhos à noite”, elenca.

No setor agrícola, são basicamente 800 km de estradas não pavimentadas. Para mantê-las, ele frisa que conseguiram licenciar duas saibreiras. “Tenho orgulho em dizer que nossas estradas do interior estão em nível excelente se comparado às cidades vizinhas”, pontua. No ramo das obras, várias vias receberam pavimentação asfáltica e iluminação de led com recursos próprios.

Outro detalhe importante é que a frota do município, independente do setor, é rastreada. “São monitorados em tempo real, para realmente dar uma atenção e satisfação, principalmente ao nosso agricultor”, frisa.
Para este ano, ele revela que o maior desafio é dar continuidade aos trabalhos. “Com estruturação de equipes, secretarias, continuaremos prestando todos os serviços, sejam eles na educação, saúde, assistência. Temos a expectativa de iniciar a reforma do prédio da estação, bem como a situação do novo acesso ao município, o novo trevo, que será feita com parceria público-privada, além de outras tantas obras que devem ser desenvolvidas”, finaliza.