O Banco de Leite Humano AMA Tacchini está em alerta devido à drástica diminuição de seus estoques de leite materno. Atualmente, a instituição dispõe de apenas 32 litros, o que é suficiente para alimentar os bebês da UTI Neonatal do Hospital Tacchini por aproximadamente 11 dias. A situação crítica levou a equipe a intensificar a busca por novas doadoras.
“O leite materno é insubstituível, pois é o alimento mais completo para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. Ele fortalece o sistema imunológico e é essencial para o crescimento de bebês prematuros, que possuem necessidades específicas que somente o leite humano pode atender”, explica Graziela Zortéa, nutricionista do Banco de Leite AMA Tacchini.
Em 2024, 687 mães já contribuíram com doações ao banco, ajudando a alimentar 305 bebês prematuros internados na UTI Neonatal da instituição. Apesar desse esforço, a necessidade por mais doações permanece urgente.
Quem pode doar
Todas as mulheres em período de amamentação podem se tornar doadoras de leite. As mamães têm duas opções para fazer suas doações: comparecendo ao Banco de Leite, que funciona diariamente das 8h às 18h, ou agendando a coleta à domicílio. Essa coleta é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e o 6º BCom, que cuidam do recolhimento e transporte do leite até o hospital.
Abrangência regional
O AMA Tacchini é o único banco de leite na Serra Gaúcha e, para atender a demanda de outras cidades, o Hospital Tacchini realiza coletas de leite materno à domicílio em cinco municípios da região: Flores da Cunha, Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha.
Para contribuir ou obter mais informações sobre o Banco de Leite Humano AMA Tacchini, as interessadas podem entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303, pelo e-mail bancodeleite@tacchini.com.br ou pelo WhatsApp (54) 9.9237 1842.
Foto: Arquivo Tacchini