A instabilidade vai ganhar força com chuva que deve ser forte a intensa a partir desta quarta-feira, 9 de outubro, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A situação é decorrente da associação de um centro de baixa pressão entre o Nordeste da Argentina e o Paraguai que vai estimular a formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical sobre parte do Sul do Brasil tanto nesta quarta como na quinta-feira, 10.

Conforme a meteorologia e os indicadores apresentados, as áreas de maior risco no estado são a Metade Norte, ou seja, não há indicativos de chuva forte para a Serra e a região do Vale do Taquari, fortemente castigadas pelas enchentes de maio.

Nas demais regiões, a quarta-feira será marcada por muitas nuvens. Há possibilidade de chuva fraca em Bento Gonçalves, intercalada por períodos de forte nebulosidade. As temperaturas na Capital Nacional do Vinho devem ficar entre 14ºC e 17ºC.  

Para a quinta-feira, 10, a expectativa é de que a instabilidade siga pelo Rio Grande do Sul com possibilidade de pancadas de chuva de intensidade forte.

Na sexta-feira, 11, o centro de baixa pressão deve se deslocar do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul, reforçando a instabilidade no estado gaúcho, antes de avançar para o oceano, onde tende a se transformar em um ciclone extratropical mais longe da costa.