A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) começou a instalar novos equipamentos de monitoramento pelas rodovias as quais tem a concessão. Na região, já podem ser vistos equipamentos no Trevo do Barracão, localizado no quilômetro 107 da RSC-453, na interseção com a ERS-444. Esses dispositivos, que por enquanto estão funcionando como contadores de tráfego, são visíveis para os motoristas, apesar de estarem cobertos por lonas pretas. O objetivo inicial é coletar dados sobre o fluxo de veículos, sem aplicação de multas ou penalidades.
A instalação desses equipamentos ocorre em uma área que tem sido marcada por graves e frequentes acidentes de trânsito, o que reforça a necessidade de uma maior vigilância e análise do tráfego. A presença dos aparelhos já gerou curiosidade e preocupação entre os motoristas que passam pelo local.
A CSG também anunciou um plano mais amplo, que prevê a instalação de até 10 radares de velocidade nas regiões do Vale do Caí e da Serra Gaúcha até 2025. Estes radares têm como objetivo melhorar a segurança viária e reduzir a ocorrência de acidentes. Os locais exatos onde os radares serão instalados ainda estão sendo definidos pelo Estado. Atualmente, três equipamentos estão em fase de testes em diferentes pontos:
- BR-470, km 225, próximo ao Posto do Avião, em Garibaldi
- RSC-453, km 107, próximo às Frutas Capelin, em Bento Gonçalves
- ERS-122, km 92, próximo ao Posto SIM, em Flores da Cunha
A CSG destaca que, até que os radares estejam autorizados para operar oficialmente, eles permanecerão apenas como ferramentas de monitoramento, sem a capacidade de emitir multas. A responsabilidade pela gestão, controle e aplicação de penalidades por excesso de velocidade será transferida aos órgãos públicos competentes assim que os radares entrarem em operação definitiva. A concessionária, por sua vez, não terá autoridade para aplicar multas.
Nota Oficial
A CSG informa que, conforme previsto no contrato de concessão, serão instalados 10 radares de velocidade entre os anos de 2024 e 2025 nas regiões do Vale do Caí e Serra Gaúcha. Os locais exatos para a implementação serão definidos pelo Poder Concedente.
No momento, os equipamentos estão em fase de testes e não multam, sendo que três deles estão localizados na BRS-470, km 225 próximo ao Posto do Avião em Garibaldi; RSC-453, km 107 próximo as Frutas Capelin, em Bento Gonçalves; e na ERS-122, km 92 próximo ao Posto SIM em Flores da Cunha.
Atualmente, eles operam como contadores de tráfego, coletando dados sobre a quantidade e a velocidade dos veículos nos trechos informados. É importante ressaltar que, neste estágio, os equipamentos não têm a finalidade de multar e estão sendo utilizados exclusivamente para monitoramento e análise de tráfego.
A CSG destaca que, uma vez que os radares estejam autorizados para operar oficialmente como controladores de velocidade, a gestão, o controle e a emissão de multas por excesso de velocidade serão de responsabilidade dos órgãos públicos competentes. A concessionária não possui autoridade para emitir multas.
A companhia ainda salienta que, neste momento, está avaliando os fornecedores dos equipamentos e, assim que os pontos de instalação dos radares ou lombadas eletrônicas forem definidos, eles serão devidamente sinalizados nas rodovias. Informações sobre as localizações definitivas e os limites de velocidade serão amplamente divulgadas por meio da imprensa e dos canais de comunicação da CSG.