Festeiros e pároco ressaltam a importância do trabalho para a organização de um dos mais tradicionais eventos da cidade

Não basta apenas se dizer cristão na teoria. É preciso doar-se pelo bem da comunidade também na prática. É assim que os casais organizadores da festa de Cristo Rei definem sua participação na elaboração de uma das festividades religiosas mais tradicionais de Bento Gonçalves e região. O evento, que chega a sua 72ª edição, iniciou sua programação ainda em junho e seguiu durante todos os meses com atividades preparatórias. O ponto alto ocorre no domingo, 25, onde são esperados centenas de peregrinos durante todo o dia.

A atividade não é remunerada, mas traz mais prazer a algumas pessoas do que se recebessem pagamento para isso. De acordo com Ary Braido, que integra a equipe de casais e que já integrou diversos grupos de festeiros em outras comunidades, estar a frente de uma festividade como a de Cristo Rei chega a ser assustadora, devido a sua grandiosidade e complexidade, que segundo ele, difere dos eventos nas comunidades dos bairros. “É algo totalmente diferente. No início, fui um pouco resistente, por saber das responsabilidades que viria a assumir. Mas, agora, chegando nos últimos preparativos, a gente vê o quanto valeu a pena. É uma satisfação muito grande”, revela.

O pároco Gilmar Paulo Marchesini, destaca o trabalho da equipe de festeiros ao dizer que a Festa de Cristo Rei, hoje, considerada um patrimônio religioso, é construída através de muitas mãos, pessoas e da generosidade comunitária. “Todo evento é uma construção coletiva. Nós procuramos encaixar o social e o cultural, através da espiritualidade e, durante todo o tempo, nós realizamos diversas atividades, como forma de inserirmos aquilo que é importante para a nossa comunidade”, explica.

Ainda, segundo o padre, cada festa tem um significado diferente e os efeitos positivos que o evento provoca nos voluntários é visivelmente percebido. Conforme o religioso, mesmo passando por um ano turbulento na área política, econômica e social, a festa seguiu o seu rumo, porque é focada na fé. “A partir da temática preparada para o evento, demos enfoque para o chamado que Deus aponta para cada um de nós: sermos voluntários pelo bem da comunidade em que fazemos parte”, aponta.

Conforme Norval Petroli, que também integra a equipe de festeiros, o trabalho de preparação iniciou ainda em 2017, após a divulgação da equipe. Segundo ele, semanalmente, o grupo passou a se encontrar para elencar as prioridades e definir as diretrizes que norteariam o grupo. “Logo depois que fomos escolhidos, nos reunimos para organizar a festa. Na reta final, a frequência de encontros aumentou, visto que precisamos deixar tudo organizado”, garante.

Segundo Braido, o que mais chamou a atenção durante o período de preparação foi o envolvimento das comunidades pertencentes à paróquia. Ele diz que graças à festa, pode conhecer locais que nunca havia estado em Bento Gonçalves. “Todo esse envolvimento proporciona esse tipo de atividade e integração. As pessoas esperam pela festa de Cristo Rei, pois é um momento de renovação da nossa fé, mas também, de reencontro e integração entre as pessoas”, ressalta.

Lema da Festa

Todos os anos, um lema é definido para motivar a comunidade a participar da festa. Em consonância com a Campanha da Fraternidade e o ano do laicato, a paróquia definiu como lema “Com Cristo Rei somos irmão, sal da terra e luz do mundo”. Conforme o padre, além do estímulo à participação, o povo é convidado a aceitar o chamado para as vocações. “Para louvar o Pai, a melhor maneira são as obras. A luz se alimenta com as boas atividades que realizamos. Podemos resplandecer com sentimentos de caridade, de reconciliação, da solidariedade, da missão”, explica.

Programação

Dia 24 – sábado, 18h: Missa na Igreja Matriz com a participação e animação dos jovens da Paróquia;

Dia 25 – domingo, 9h: Missa solene e encerramento do Ano do Laicato, na Igreja Matriz com a animação do Coral Cristo Rei;
11h: Procissão motorizada até o salão da Associação Santa Helena;
12h: Almoço festivo no salão da Associação Santa Helena;
18h: Missa de Ação de Graças com a apresentação dos casais festeiros da 73ª festa e abertura do Ano Jubilar.
19h: Apresentação musical “Gaitaço”, em frente à Igreja Matriz Cristo Rei, na Praça Rio Lorenzi.