Quatro de seis tipos mais comuns de crimes apresentaram queda no comparativo 2020 e 2021

Na manhã desta última sexta-feira, 7 de janeiro, o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) de Bento Gonçalves realizou uma coletiva de imprensa, onde o comandante da instituição, tenente-coronel Luís Fernando Becker, apresentou alguns dados em relação a crimes que ocorreram em 2021 em Bento e região. A intenção foi mostrar os delitos em comparação a 2020, também mostrando algumas ações do batalhão nesse último ano.

Os 25 municípios

Atualmente, o 3º BPAT cuida de 25 cidades no entorno da Capital do Vinho, o que soma 318.735 habitantes. Dentro disso, segundo os dados apresentados, é possível notar a diminuição percentual de quatro delitos, como roubo a estabelecimento comercial, que se destacou com diminuição de 39,58% roubo a veículo, roubo a residência e furto de veículo.

Outros dois tipos de crimes aumentaram em comparação com o ano passado, como é o caso de roubo a pedestre e homicídio. Segundo Becker, em Bento Gonçalves houve um registro mais elevado desses dois casos, o que fez com que o índice ficasse maior entre os 25 municípios.

Em questão a apreensões e abordagens, os policiais do batalhão tiraram das ruas 124 kg de drogas e 127 armas de fogo, sendo muitas delas de calibre restrito. Ao todo, as guarnições fiscalizaram mais de 36 mil veículos e abordaram mais de 66 mil pessoas, ocasionando na prisão de mais de 2 mil indivíduos, além de 95 foragidos da justiça.

Bento Gonçalves e seus delitos

Na capital do Vinho foram cinco dados criminais analisados e divulgados pelo 3º BPAT, entre eles, três sofreram redução e outros dois acabaram aumentando em relação a 2020. O roubo a pedestre acabou aumentando em 103,45%, enquanto o homicídio doloso também subiu, no caso, para 52%.

O comandante Becker elucida que essa situação de roubo acaba sendo recorrente por conta do tráfico de drogas, em que um indivíduo viciado utiliza um celular roubado para conseguir mais entorpecentes. Em relação aos homicídios, ele explica que grande parte é por conta de briga e acerto de contas entre facções e que mais para o fim do ano, em dezembro, é que ocorrerem delitos passionais desse tipo.

Nas 25 cidades do entorno, a Brigada Militar tinha apreendido 124 kg de drogas, mas somente em Bento, esse número foi de 82 kg, o que mostra a influência negativa na cidade nesse aspecto. Por outro lado, foi na Capital do Vinho onde ocorreram mais ações policiais.

Melhorias no batalhão

O tenente-coronel mencionou que fica feliz em ver que a estrutura de trabalho na qual está inserida há anos, está passando por melhorias. “Com o aporte de efetivo que tivemos de 20 policiais, estamos com mais guarnições nas ruas. Podemos planejar mais operações e será um ano em que elas ocorrerão com bastante frequência”, espera.

Outra melhoria que o comandante citou para o batalhão é a definição de dois soldados fixos para a Patrulha Maria da Penha, que realiza ações frequentes no combate a violência doméstica contra mulheres. Os agentes Mateus e Patrícia farão os trabalhos para gerar um vínculo maior com as vítimas, realizando um atendimento pós-delito.