O Rio Grande do Sul possui uma rica geografia, com belas serras e rios, além dos cânions onde há desníveis descomunais, locais ideais para formação de grandes cachoeiras.

A maior parte das grandes cachoeiras se concentra na região dos Campos de Cima da Serra e Serra Gaúcha. Nesta área de geografia acidentada os rios seguem seu curso em áreas de grande diferença de altitude, formando estas maravilhas naturais.

  • Cascata do Chuvisqueiro – Riozinho

Cascata do Chuvisqueiro é uma queda de água com 76 m de altura, localizada no Rio Rolante, na localidade de Chuvisqueiro, no município de Riozinho. Além da grandiosidade é uma das mais bonitas cachoeiras do Rio Grande do Sul.

A cascata fica a 16 km do centro de Riozinho e 23 km de Rolante. O acesso é pela RS-239 entre Rolante e Riozinho, e mais 10 km em estrada de terra.

  • Cachoeira Amola Faca – São José dos Ausentes

Cachoeira Amola Faca tem 241 m de altura e é a que possui a maior queda livre do Sul do Brasil.
Uma pena que a queda possui pouco volume d’água, pois o rio nasce a poucos quilômetros dali, mas o visual entre os penhascos forma um cenário espetacular.

Para ver ela de frente basta ir ao platô central do cânion de onde se tem uma vista fantástica. Também há uma trilha no outro lado do cânion que leva ao topo e ao lado dela.

  • Cachoeira do Escorpião – São José dos Ausentes

Cachoeira do Escorpião fica no cânion do Tabuleiro e tem aproximadamente 170 m de altura, em Ausentes. A cachoeira é formada por duas quedas subsequentes do Rio Rocinha, sendo que a segunda é um pouco mais alta.

A cachoeira do Escorpião é pouco conhecida e de difícil visualização, uma das menos conhecidas cachoeiras do Rio Grande do Sul.

  • Cascata do Caracol – Canela

A Cascata do Caracol é o principal cartão postal da Serra Gaúcha, situada em Canela, no Parque Estadual do Caracol. A cachoeira tem 131 metros de altura e é a mais visitada do estado.
O parque oferece toda estrutura necessária para visitação, assim como mirantes e uma escadaria de 730 degraus que leva a parte inferior.

  • Cachoeira das Andorinhas – Cambará do Sul

A Cachoeira das Andorinhas é a mais bela das 5 grandes quedas d’água existentes no espetacular Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul.
Localizada no início do cânion, a cachoeira tem 170 metros de altura e possui mirantes de fácil acesso através da trilha do Cotovelo.

  • Cachoeira do Tigre Preto – Cambará do Sul

Localizada no Cânion Fortaleza, a Cachoeira do Tigre Preto não é a mais alta, mas é a mais bela e caudalosa do Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul.

Ela é composta por três segmentos que somam cerca de 250 metros de altura. A cachoeira é acessível através de uma caminhada de cerca de 20 minutos que leva também a Pedra do Segredo.

  • Cachoeira dos Venâncios – Cambará do Sul

A Cachoeira dos Venâncios é uma incrível cachoeira que conta com 4 quedas em sequência formando paisagens espetaculares. Da primeira à quarta queda são 250m de distância numa sequência de lajeados, cachoeiras e corredeiras.

A primeira queda é a mais larga, com quase 140m de largura e uns 10m de altura. Há várias áreas propícias para banho de rio e área para camping com água potável.

  • Cachoeira do Passo do S – Jaquirana

A Cachoeira do Passo do S é uma grande queda d’água do Rio Tainhas, localizada no município de Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra.

Duzentos metros para cima da cachoeira há uma passagem de carro sobre um lajeado por dentro leito do rio, chamada de Passo do S. A cachoeira fica a apenas 200 metros da estrada.

  • Salto do Yucumã – Derrubadas

O Salto do Yucumã é a maior queda da água longitudinal do planeta, ou seja, a cachoeira mais larga do mundo. Tem 1.800 metros de largura e uma média de e 20 metros de altura.

O salto se localiza no rio Uruguai, no Parque Estadual do Turvo, entre o noroeste do município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, e o município de San Pedro, na província argentina de Misiones.

  • Cascata da Pedra Branca – Três Forquilhas

A Cascata da Pedra Branca, localizada em Três Forquilhas, é uma das mais imponentes cachoeiras do Rio Grande do Sul, com 120 metros de altura.
A Cachoeira pode ser acessada tanto por baixo como por cima, onde há uma piscina natural de borda infinita com vista para o vale.

  • Salto Ventoso – Farroupilha

Salto Ventoso é uma cachoeira com 55 metros de altura que tem sua queda sobre uma gruta. A cavidade tem forma de ferradura, com 200 metros de comprimento por 25 metros de altura, de onde se pode observar a cachoeira por trás dela.

O Salto Ventoso se localiza na Linha Muller, no município de Farroupilha, a 12 km da cidade.

  • Cachoeirão do Rio Cerquinha – Bom Jesus
Bom Jesus – Cachoeirão do Rio Cerquinha

O Cachoeirão do Rio Cerquinha é uma imponente queda d’água localizada no interior do município de Bom Jesus. Possui em torno de 20 m de altura e um bom volume de água.

O Cachoeirão é uma das três quedas que fazem parte do trekking da Rota das Cascatas, uma caminhada ecológica local.

  • Cachoeira da Mulada – Caxias do Sul

A Cachoeira da Mulada é uma grande queda d’água com mais de 100 metros, distribuídas em várias quedas e ângulos diferentes, por vezes, corredeiras.

Na parte superior da cachoeira funciona um balneário, entre corredeiras e uma represa, que é parte do camping Coqueiros.
O acesso é pela estrada de São Jorge da Mulada, distrito de Criúva, Caxias do Sul.

  • Cascata da Água Branca – Maquiné

A Cachoeira da Água Branca fica numa área de difícil acesso e tem 259 metros de altura, entre as maiores cachoeiras do Brasil, medida oficialmente pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes em 28 de maio de 2016.

Fica na área próxima à Serra do Umbu, quase na divisa de Maquiné com São Francisco de Paula. Do alto da Serra do Umbu é possível avistar um pedaço da cachoeira a 7km de distância.

  • Cascata do Maringá – Vila Maria
Foto: Viagens e Caminhos

A Cascata do Maringá é a mais imponente e bela cachoeira da região de passo Fundo com 54 metros de altura. Fica numa área de Preservação Municipal de Vila Maria onde existe uma usina geradora de energia de 1947 ainda em funcionamento.

Rodeada de uma bela área natural a cascata forma um cenário belíssimo e seu poço tem coloração esverdeada. Fica a 10 km de Vila Maria e a 21km de Marau. O acesso é livre!

  • Cachoeira das Gêmeas Gigantes – São Francisco de Paula

A Cachoeira das Gêmeas Gigantes tem 98 m de altura, parte do Parque das 8 Cachoeiras em São Francisco de Paula. São dois feixes de água que caem paralelamente.

A trilha é recomendada para pessoas com bom condicionamento físico, devido à distância e dificuldade de acesso. Durante o percurso é preciso atravessar por 22 vezes o arroio Malakow, em alguns pontos, com a água no joelho. A trilha tem pouco mais de 10km, percorridos em 5 horas (ida e volta).

  • Cascata da Usina – Nova Prata

Formada pelas águas do Rio da Prata, a Cascata da Usina possui uma caudalosa queda de 45 metros de altura que forma um belo cenário.

Localizada a 10km da cidade de Nova Prata, a cascata é parte do complexo Caldas do Prata, onde funciona um balneário de águas termais, e junto um balneário no Rio da Prata.

  • Cachoeira da Usina – Campestre da Serra

A Cachoeira da Usina é pouco conhecida, porém de grande beleza, situada no rio Guacho, em de Campestre da Serra, na Serra Gaúcha.

A cachoeira é a maior de uma sequência de quedas e a partir dela, se forma um belo cânion que segue por cerca de 1 km rio abaixo.

  • Cascata Rio São Marcos – São Marcos

A Cascata do Rio São Marcos é uma belíssima queda situada no interior do município de São Marcos, na Serra Gaúcha. Possui em torno de 10 metros de altura e 50 de largura.
Com o volume alto da água torna-se uma única queda, porém, quando o volume baixa as quedas separam-se em quatro.

Fica na divisa com o município de Caxias do Sul, a apenas 8 km do centro de São Marcos (5 km de chão batido) pela estrada da Linha São Roque.

  • Salto Aratinga – Itati – São Francisco de Paula

O Salto da Aratinga tem 164 metros de altura e fica no Arroio Carvalho, divisa do município de Itati e São Francisco de Paula, na localidade de Aratinga.
Logo abaixo há uma sequência com outras duas quedas menores que devem ter em torno de 100 metros de altura cada uma.

Situada na Estação Ecológica Estadual Aratinga, próxima da Rodovia Rota do Sol, estas cachoeiras não estão abertas à visitação.

Fonte: Viagens e Caminhos