Após empate no meio de semana contra o Passo Fundo, equipe chega a quatro partidas sem vitória pela Divisão de Acesso


Evolução rodada a rodada. Essa foi a constatação do técnico Rodrigo Bandeira sobre a sua equipe após o empate sem gols entre Esportivo e Passo Fundo ocorrido na quarta-feira, 28. A equipe bento-gonçalvense segue próxima da quarta posição mesmo com os seguidos tropeços e enfrenta um dos candidatos ao rebaixamento do Grupo B para concretizar em resultados a melhora de perfomance analisada pela comissão técnica.

Na rodada passada, o Esportivo recebeu o Passo Fundo com a possibilidade de inversão de posição. Em caso de vitória, passaria o adversário em pontuação, já que apenas dois pontos separavam as equipes na classificação. Porém, mais uma vez o alviazul saiu de um jogo sem marcar e terminou a partida com um empate de placar inalterado – o que significou a quarta partida sem vitória do time.

Assim como acontece desde o início da Divisão de Acesso, o Esportivo teve problemas físicos que impossibilitaram escalações para o jogo. Para tanto, Rodrigo Bandeira fez uso de improvisações para formar o time titular. Thiaguinho e Roger Bastos, outrora laterais, atuaram como meio-campistas devido a falta de atletas do setor de meio campo e ataque à disposição. O treinador acredita que as improvisações afetam o time. “Essa situação é complicada. Não é muito justo improvisar jogadores e cobra-los. O Thiaguinho, por exemplo, atuou de volante, sai como extrema na ponta, finaliza. Eu gostaria de contar com ele atuando pelo lado direito, mas precisamos de ajustes por limitações de opções”, justificou o comandante.

O próximo desafio do Esportivo na Divisão de Acesso é diante do Igrejinha, na casa do adversário. O time que subiu da Segundona Gaúcha nesta temporada foi considerado, na prévia, do torneio um dos candidatos ao rebaixamento por conta do recente acesso.

Esportivo e Igrejinha atuarão no Estádio Antonio Carlos Schwingler, localizado na cidade de colonização alemã. A partida teve data alterada para hoje, 1º de abril, Domingo de Páscoa – no horário das 16h. Devido ao feriado na Sexta-feira Santa, os reforços que chegam à equipe do Esportivo não deverão ter condições de atuar, já que necessitam de oficialização no Boletim Informativo Diário (BID).

“Não podemos protelar muito a retomada das vitórias”

Esta é a otimista avaliação de Rodrigo Bandeira, que, contudo, tem ressalvas acerca dos problemas enfrentados pela equipe – tanto dentro de campo quanto na consolidação de um grupo titular. As ponderações foram feitas após o empate contra o Passo Fundo, que manteve o Esportivo distante dois pontos da zona de classificação.

Para o treinador, a evolução de desempenho da equipe é grande quando comparado aos jogos passados. “Contra o Passo Fundo a bola não entrou, por justiça nós deveríamos ter vencido a partida pelo o que construímos. Nós pressionamos muito, atuamos em proximidade da área do adversário e paramos no goleiro. Ou seja, conseguimos fazer aquilo que não foi possível colocar em prática nas rodadas passadas, que era ter um pouco de equilíbrio, mais força ofensiva e a consequente criação de jogadas e definição em gol”, analisou, fazendo elogios à atuação do arqueiro do Passo Fundo, Alexandre Villa, que salvou os visitantes em diversas situações ao longo da partida.

 

O treinador alviazul aproveitou o pós-jogo para destacar a força do grupo do Esportivo do ponto de vista psicológico para encarar a atual situação vivida pelo time. “A gente vê que todo mundo está completamente focado no trabalho. Aqui ninguém culpa ninguém pelos resultados e desempenho. É somente trabalho”, afirmou. Ele citou este fator como fundamental para melhorar o panorama do clube na Divisão de Acesso. “Até por conta disso, estamos tranquilos. Eu já treinei times em situações piores e consegui buscar classificação. Dependemos apenas de nós mesmos; ruim é quando precisa do resultado dos outros. Seguiremos o trabalho com foco porque é somente dele que necessitamos”.

Antes de encerrar seu posicionamento, Rodrigo Bandeira aproveitou para elogiar a presença ofensiva do time, mesmo com os desfalques. “Diante do Passo Fundo apresentamos uma postura de jogo diferente, ocupamos o ataque. A gente vai aos poucos entendendo as dificuldades e melhorando até atingirmos o ponto em que vamos estar prontos e vencendo. Claro que não podemos protelar muito a retomada das vitórias, mas estamos no caminho. Ainda vamos melhorar no setor ofensivo com a volta de jogadores de ataque que estão lesionados”, concluiu o técnico do Esportivo.


Fotos: Lucas Delgado.