O evento contou com aproximadamente 70 pessoas

Na manhã do dia 1º junho, na Fundação Casa das Artes, ocorreu a 1ª Conferência Municipal de Povos de Matriz Africana. Na ocasião, foram eleitos quatro membros e suplentes que foram escolhidos entre as entidades presentes. O evento contou com, aproximadamente, 70 pessoas.

O secretário de Habitação e Assistência Social e vereador, Eduardo Vírissimo, que propôs a Lei nº 6433 que dispõe a criação do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana, salientou que “todos vocês serão representados por este conselho, que progressivamente e ordenadamente, possam cada vez mais avançar em políticas que são importantes dentro do município que tenham uma representação digna que é a religião de vocês. É um direito imprescindível do bem-estar social e da convivência harmoniosa”.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressaltou que “hoje, Bento Gonçalves concretiza a mais uma vez a riqueza das manifestações culturais. A atuação de um conselho é a melhor forma de democratizar a construção de políticas públicas, ao mesmo tempo, essa divisão de responsabilidades junto a sociedade assegura e contribui a defesa do direito da liberdade crença do cidadão, buscando o diálogo e o respeito”.

Lisiane Pires, conhecida como Mãe Lisi do Ylê Axé Filhos de Yemanjá e Ogun, destacou que “precisamos alinhar junto a Gestão Municipal que possam nos auxiliar às normativas e adequações das políticas públicas para nos sejamos bem vistos pela sociedade e desmitificar muita coisa que os pré-conceitos e preconceitos impuseram em nossa trajetória.  Esse ato de hoje é conseqüência de uma luta e de um acolhimento do Poder Público. Esse êxito nos permite ter uma caminhada com uma visão mais ampla e integrada”.

Membros que compõem o Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana – Sociedade Civil:

Titular: Bruno dos Santos Melo (Centro de Umbanda Caboclo Pena Dourada e Nanã Boruquê)

Suplente: Rafael Francisco Mazzini Gorga (Centro de Umbanda Caboclo Pena Dourada e Nanã Boruquê)

 

Titular: Lisiane Pires (Ylê Axé Filhos de Yemanjá e Ogun)

Suplente: Anderson Luis Machado (Ylê Axé Filhos de Yemanjá e Ogun)

Titular: Fransuele dos Santos (Ylê Oxalá Talajó)

Suplente: Anahí C. Miranda (Centro de Umbanda Oxum e Ogum Beira Mar)

Titular: Sávio David (Ylê Axé Filhos de Oxalá)

Suplente: Hamiton Soares de Souza Júnior (Ylê Axé Filhos de Oxalá)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Jose Martim Estefanon