À espera de verbas estaduais e federais, o Município ainda não conseguiu quitar o 13º salário dos funcionários. O prazo normal para quitação do benefício seria 20 de dezembro, conforme a Lei Complementar de nº 75, referente a gratificação natalina. A Secretaria de Finanças garantiu que até o dia 13 deste mês o valor será repassado aos servidores.

O Semanário entrou em contato com a secretária Mariana Largura que salientou que o atraso no restante do valor ocorreu devido a questões orçamentárias e financeiras, desencadeadas pela crise a qual o País e o Estado atravessam. “Isso ocasionou uma maior demanda por serviços públicos e atrasos nos repasses Federais e Estaduais, mas foi acordado em reunião com o Sindiserp que, sem falta, a segunda parcela irá ser quitada no dia 13”, garantiu Mariana.

Quando questionada sobre os entraves referentes ao pagamento da gratificação em período festivo, a secretária garante que o Executivo Municipal tem ciência do período e das dificuldades, mas que fizeram todos os esforços possíveis para que isso não ocorresse. “O ano de 2016 foi bastante desgastante para os municípios, e ainda temos valores a receber dos governos, tanto Estadual quanto Federal. Esta foi uma das causas pela qual atrasamos o pagamento da segunda parcela, embora tenhamos conseguido pagar 40% deste direito do servidor ainda em julho do ano que passou”, lembra.

Quanto a possibilidade de o valor ser repassado aos servidores com juros, Mariana garante que a secretaria está verificando as alternativas administrativas, contábeis e jurídicas para que isso ocorra. Mas garante que ainda não há nenhuma definição concreta sobre o asssunto.

Reunião do Sindiserp com o Prefeito

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp/BG) reuniu-se com o Executivo Municipal, na manhã de quinta-feira, dia 29 de dezembro, para dar continuidade às tratativas referentes ao pagamento dos 60% restante do 13º salário do funcionalismo ativo, que deveria ter sido depositado até 20 de dezembro, segundo a Lei Complementar nº 75. Na ocasião, o prefeito Guilherme Pasin pediu a compreensão no momento, segundo ele, de exceção. O prefeito também reforçou que pretende enxugar as funções de CCs, terceirizados e chamar os servidores aprovados no concurso de 2016.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 7 de janeiro de 2017.