A primeira parte da Copa RS de Flag Football Feminino acontece durante todo o dia de hoje, 17. Santa Maria sedia a fase de grupos da segunda edição do estadual e que conta com a participação do Carlos Barbosa Ximangos, debutante em competições.

De acordo com uma das atletas formadoras da equipe de flag football do Ximangos, Marcela Dalmás Stragliotto, o torneio que se avizinha já está no radar da equipe há um bom tempo, o que evidencia que a estreia é um passo importante para o clube. “A expectativa é grande porque desde o início do ano viemos nos preparando. Desde o nosso começo a meta era [jogar] a Copa RS”, explica.

O representante da Serra Gaúcha na Copa RS integra o Grupo A do torneio estadual. Além do Ximangos, estão o Santa Cruz Chacais (Santa Cruz do Sul) e o Buriers Flag (São Leopoldo), que ficaram com o segundo e terceiro lugares na última edição do torneio. Para Marcela, certamente há diferença de rodagem entre os times, mas que pode ser superada. “Sabemos que será difícil, mas pretendemos compensar a experiência que os outros times têm com toda a dedicação e esforço que dispomos”, projeta Marcela, que ainda afirma acreditar em grande equilíbrio em todos os jogos da competição.

Formato de disputa

O número de participantes da Copa RS de Flag Football foi dobrado em comparação com a edição de inauguração, em 2017. Desta forma, as seis equipes participantes foram divididas em dois grupos; os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais — estas serão disputadas em 2 de dezembro no Clube Serrano, em Carlos Barbosa.

Além dos já citados Ximangos, Chacais e Buriers Flag, integram o Grupo B o Soldiers Flag (Santa Maria), o Gravataí Spartans e as Lions Flag (Porto Alegre), que assim como o time serrano, estreia em torneios de flag football.

Anfitriã do fim de semana, a equipe de Santa Maria é a atual campeã da Copa RS. No ano passado, o time da região centro-oeste gaúcha finalizou a competição à frente do Chacais e do Buriers. Os jogos ocorreram no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves, no dia 8 de dezembro.


DM Photography/Ximangos, DIVULGAÇÃO