O WhatsApp registrou um novo recorde de envio de mensagens na véspera do Ano Novo. Ao longo do dia 31 de dezembro, o aplicativo encaminhou ao menos 75 bilhões de mensagens em todo o mundo. O recorde anterior – 63 bilhões de mensagens – havia sido registrado no último dia de 2016. Segundo informações divulgadas à imprensa norte-americana, as mensagens enviadas incluem estão 13 bilhões de imagens e 5 bilhões de vídeos. Atualmente, o aplicativo como um todo tem 1,3 bilhão de usuários ativos mensais.

De acordo com o WhatsApp, os brasileiros sozinhos enviaram mais de 10 bilhões de mensagens no período entre as 9h do dia 31 e as 9h do dia 1º de janeiro. O pico de movimento foi verificado nas horas próximas à virada do ano.

Ao longo do dia 31, no entanto, o serviço de mensagens sofreu uma interrupção grave por cerca de duas horas, em todo o planeta. Isso gerou perguntas e críticas dos usuários em redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter, igualmente populares.

A causa da falha técnica, que ainda não foi totalmente esclarecida, pode ter sido o próprio número elevado de mensagens trocadas. Isso porque a o incidente aconteceu perto do momento da virada de ano da Europa, África e Ásia. Ou seja, houve “sobrecarga”.

A grande quantidade de mensagens no último dia de 2017 também pode ter sido alavancada pelo novo recurso WhatsApp Status, que hoje é utilizado diariamente por cerca de 300 milhões de pessoas, interessadas na publicação de vídeos e fotos que desaparecem após 24 horas de postagem.