‘Vozes que encantam e empoderam – Elis, Elza e Cecília’, da Escola Alfredo Aveline, colhe os frutos da dedicação de toda a comunidade escolar

Os resultados positivos de todo o trabalho desenvolvido por educadores, colaboradores e alunos da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline no projeto “Vozes que encantam e empoderam – Elis, Elza e Cecília”, ainda estão sendo concretizados. Isso por que, além da instituição de ensino ter chegado até Elza Soares, uma das mulheres brasileiras homenageadas, agora o filho de Elis Regina, Pedro Mariano, também mandou um recado de agradecimento à escola. Além disso, a sensibilização e reflexão promovida pela comunidade escolar vai muito além de quatro paredes: ela chega às famílias, às rodas de amigos e até à outros municípios.

Apresentado no dia 17 de agosto, por mais de 200 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Artes, Literatura, Geografia, Língua Portuguesa, Inglês e Ensino Religioso. Elza Soares, Elis Regina e Cecília Meireles foram as protagonistas do projeto multicultural que teve como foco o empoderamento feminino. “Este assunto pode adentar nas casas, em todas as famílias, e pode ajudar a combater a violência doméstica e várias causas do machismo. A Elis viveu em uma época de difícil expressão, ainda mais por ser mulher e ela conseguia transmitir os movimentos através das músicas. A arte é um importante meio de expressão”, destaca a aluna Carolina Sartor Machado.

Uma das falas de Mariano, no vídeo, salienta que Elis era uma mulher muito à frente do tempo dela. “Essa voz que ela tinha, naquela época, sempre foi muito a frente e isso nos traz certo orgulho, pois nós estamos trabalhando uma pessoa que marcou a história de um país e estamos sendo reconhecidos por pessoas que descendem desta história”, frisa o educando Francisco Grasselli Júnior.

Já o aluno Juliano Beltran acredita que a sensibilização trazida por todas as apresentações será determinante e continuará ecoando por muito tempo. “Foi muito interessante mostrarmos que acontecia questões de agressões naquela época e que acontecem hoje. Talvez alguém da plateia, que estava prestigiando, pode ter imaginado que já aconteceu com alguém próximo. Nossa intenção é sensibilizar as pessoas para esta questão”, reflete.

Um papel importante é compreender o assunto e discutir. “O importante é fazer com que toda a comunidade perceba o que realmente acontece e, quem sabe, poder ajudar as mulheres que sofrem algum tipo de violência, não somente elas, mas qualquer outro tipo de violência. Tenho certeza que a mobilização de quem nos assistiu como de quem nos acompanhou pelas redes sociais, foi intensa”, salienta Maesa Bellé Grando.

Incentivo e reflexão

O corpo docente da escola destaca a importância de estudar, incentivar e, especialmente, promover a reflexão sobre temas importantes. “Quando começamos o projeto, plantamos uma semente. Jogamos em um solo tão fértil, que são os alunos, que começam a florescer coisas de variadas formas e resultam em um maravilhoso espetáculo. Claro que é o resgate da biografia das mulheres homenageadas, mas é mais do que isso: há uma grande reflexão por trás de tudo isso”, pontua a professora Eliana Passarin.

Compreender a mensagem que cada apresentação deixou é importante para a continuidade de todos os projetos. “Questão da sensibilização e de promover a autonomia, do conhecimento para a vida. Esta oportunidade de outro olhar, das diversidades, do protagonismo da mulher. É necessário entender que o conhecimento está em toda parte e que projetos como este permitem outros olhares”, esclarece o educador Carlos Soares. “Nossos alunos nos deixaram encantados, nós, professores, nem precisamos falar, eles falam por nós”, complementa a educadora Daniela Montipó.

Devido a tudo isso, todos os anos o espetáculo cresce e atingem grandes proporções e, neste ano, após 15 dias de apresentação, os convites não param de chegar. “Estivemos presentes na sessão cívica, nos apresentarmos na Feira do Livro em Porto Alegre e aqui no município e tivemos quatro números selecionados para o Festival da Casa das Artes. Estamos orgulhosos de nossos alunos, do grupo de professores e de todos os colaboradores que, a cada ano, elevam a educação municipal”, finaliza a diretora Marinês Tumelero.