Um grupo de produtores está buscando alternativas para entregar a próxima safra de uvas. Os viticultores foram comunicados no início do mês de novembro que a vinícola onde entregavam a fruta não receberá.
Segundo, um dos produtores, que prefere não ser identificado, até dias antes do serem informados estavam recebendo orientações técnicas. “Chegamos a cortar as parreirais e plantar a variedade que eles pediram”, relata. Os viticultores vinham recebendo orientações de engenheiros agrônomos. Neste caso, a família começou a plantar uvas no sistema de espaldeiras, uma das exigências para a adequação, mesmo que a produção fosse inferior, porém a qualidade da uva é melhor. Conforme relatos havia um comprometido que o produto será recebido. “Estamos sem saber o que vamos fazer. Queremos que nos ajudem a colocar no mercado a uva apenas”, desabafa.
Agora, os produtores estão buscando novas cantinas e vinícolas que aceitem o produtor. No entanto, como está próximo do inicio da colheita e a maioria das empresas já possuem o quadro fechado eles não estão conseguindo direcionar a colheita.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves está apoiando os viticultores e na próxima semana deverá realizar uma reunião com os doze produtores que estão enfrentando está dificuldade para que juntos possam buscar alternativas e inserir a produção em alguma cantina. 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 30.