A Vinícola Aurora inaugurou nesta quarta-feira, 1º de maio, sua nova fábrica no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. O evento contou com a presença de autoridades locais, regionais, lideranças empresariais, deputados e o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A nova fábrica da Aurora deve absorver a produção e o envase de suco de uva integral e de vinhos de mesa, com capacidade inicial de produção de até 10 mil garrafas por hora. A expectativa é de que alcance, até o próximo ano, a marca de 30 mil garrafas por hora.

Para o presidente do Conselho de Administração da Vinícola, Itacir Pedro Pozza, o novo empreendimento da cooperativa era uma necessidade para dar continuação ao crescimento da empresa e, segundo ele, pelos próximos 50 anos não serão necessários mais investimentos nesta parte da Aurora. “Era uma necessidade para continuar num crescimento constante”, destaca.

Segundo o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, ampliação é uma das formas de desenvolvimento e retribuição do trabalho dos associados e funcionários. Pasin disse ainda, que a cooperativa tem muito a crescer. “Trata-se do desenvolvimento e retribuição do trabalho dos cooperativados. Isto não é perto do fim, tem muita coisa ainda por vir e estamos orgulhosos da nossa gente”, garante.

A Aurora é a maior cooperativa vinícola do Brasil, com 1,1 mil famílias associadas, o que totaliza 4,5 mil pessoas. A safra anual média é de 60 mil toneladas de uva, que são convertidas em 46 milhões de litros de produtos, entre os quais, sucos de uva integrais, vinhos tintos, brancos e rosés, espumantes, além de coolers. Em 2018, a cooperativa faturou R$ 540 milhões, vendendo mais de 60 mil litros de vinhos e de sucos.

O presidente da Assembleia, deputado Luís Augusto Lara, saudou os trabalhadores da Serra gaúcha e, em especial, da cooperativa. “Vocês são o verdadeiro símbolo de trabalho, de dedicação e de luta”, exaltou.

O governador do Estado, Eduardo Leite disse, em seu pronunciamento que a união de esforços fez da Cooperativa Aurora um exemplo a ser seguido, quando se fala de empreendedorismo. “Estamos aqui para reconhecer a partir desta grande feito de uma Cooperativa com uma história tão importante e premiada, compartilhar este momento de celebração”, afirma.

As atividades da nova fábrica, que fica no Vale dos Vinhedos, estão previstas para ter início neste semestre. Há, ainda, previsão de implantar uma nova linha de envase para mais 10 mil garrafas por hora até o final de 2021. Com essa projeção, a nova fábrica terá capacidade produtiva de 40 mil litros por hora.

Fotos: Cleunice Pellenz