Como forma de selecionar os melhores vinhos que serão servidos durante o Festival do Vinho Colonial de São Pedro, foi realizada uma criteriosa avaliação dos vinhos produzidos no distrito, na manhã da terça-feira, 7 de outubro, no salão comunitário. A iniciativa é do Grupo dos Vinhos Coloniais de São Pedro, com coordenação da Emater e parceria da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Embrapa, visando dar continuidade ao Projeto de Valorização dos Vinhos Coloniais.

A análise de 41 amostras de vinhos de 11 viticultores observou aspectos sensoriais, como tonalidade, aromas e acidez. Os vinhos selecionados serão servidos no Festival do Vinho Colonial de São Pedro, com data marcada para o dia 25 de outubro.

“Desde que iniciamos a avaliação, percebemos um avanço em relação a edição anterior, em 2013. Estamos muito satisfeitos em poder contribuir com o aprimoramento do produto mais significativo de nossa economia”, comemora o secretário de agricultura, Thompsson Benhur Didoné. A avaliação também passou pelo crivo do enólogo da Embrapa Uva e Vinho, Raul Bem, e do enólogo do IFRS, Bruno Cisilotto.

Festival em Tuiuty

Nesta sexta-feira, 10 de outubro, a comunidade está convidada a degustar de diversos pratos típicos e bons vinhos, acompanhados por música ao vivo, no Salão Comunitário de Tuiuty. O evento inicia às 20h. Os ingressos custam R$ 40 e podem ser adquiridos na Emater, ou na hora do evento. O cardápio inclui porco assado, polenta brustolada, salame, copa, queijo, torta tirolesa, pão colonial e geleias.

A promoção do Festival do Vinho Colonial é do Grupo do Vinho Colonial de Tuiuty, com apoio da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais da Agricultura e de Turismo junto a Emater, IFRS e Embrapa.