Os vinhos brasileiros terão lugar de destaque na programação do Rio Wine and Food Festival (RWFF). O evento, realizado de 15 a 21 de setembro em diversos pontos do Rio de Janeiro, tem o objetivo de atrair visitantes para a Cidade Maravilhosa através do vinho e da gastronomia.

O gerente de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, é um dos painelistas do seminário Vinho e Mercado, atividade apoiada pelo Ibravin, que dará um tom acadêmico à semana, nos dias 16 e 17. Das 15h20min às 16h do dia 16, no painel “O mercado produtor brasileiro e a evolução qualitativa com conquistas de novos canais e públicos”, Bertolini falará sobre dois projetos piloto que o Ibravin está desenvolvendo: os cases do projeto Vinhos Brasileiros Premiados, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, e do programa Qualidade na Taça.

O primeiro consiste em oferecer oportunidades especiais e adequadas à realidade das pequenas e médias vinícolas da Serra Gaúcha de comercializarem produtos em lojas selecionadas da rede de supermercados. Desde o mês de junho, uma seleção de 25 rótulos de quatro pequenas e médias vinícolas está sendo comercializada em pontos privilegiados em 30 lojas da rede, sendo 27 na grande São Paulo, uma em Brasília, uma no Rio de Janeiro e outra em Fortaleza. O Grupo Pão de Açúcar forneceu consultoria em assuntos logísticos e financeiros e treinou 80 atendentes de vinhos da rede para se familiarizarem com os rótulos. As vinícolas somam-se às outras três empresas que já comercializam seus produtos na rede.

O projeto Qualidade na Taça tem por objetivo incentivar o consumo do vinho brasileiro por meio do treinamento de atendentes em bares e restaurantes.

Os debates serão realizados na Fundação Getúlio Vargas (FGV) (Praia de Botafogo, 190), com vagas limitadas e gratuitas. As inscrições podem ser feitas no site http://www.riowineandfoodfestival.com.br/agenda/

Feira Show
No dia 18, ocorre a Feira Show de Vinhos, no Clube Naval – Piraquê (Av. Borges de Medeiros). Os pontos altos do evento são uma degustação de vinhos de guarda brasileiros produzidos até 1970 e uma prova às cegas da qual espumantes brasileiros disputarão com champanhas, cavas, proseccos e bebidas de outros países.

A Feira Show ocorre das 14h às 20h, e as inscrições custam R$ 120, pelo site http://www.riowineandfoodfestival.com.br/agenda/

Sobre o painelista:
Diego Bertolini é gerente de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Bertolini é graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing pela Universidade Cenecista de Bento Gonçalves e pós-graduado em Marketing de Vinhos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também realizou cursos de degustação de vinhos e destilados, incluindo WSet (Wine and Spirit Education Trust), e sommelier, ministrado pela Federação Italiana de Sommelier (Fisar).
Com mais de 10 anos de experiência na indústria vinícola, iniciou sua trajetória profissional na Angheben Vinhos Finos e atuou no marketing na Cooperativa Vinícola Aurora. Atualmente gerencia o projeto coletivo de promoção Vinhos do Brasil e Suco de Uva 100% do Brasil.