No dia 27 de setembro, o Festival Nacional do Vinho Colonial será realizado no salão comunitário da Linha Paulina, no Distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, a partir das 20 horas. O evento busca valorizar o produto, que vem passando por um processo de qualificação, e preservar a cultura.

O Festival é composto por quatro eventos, em quatro distritos, e faz parte de um projeto desenvolvido pela Emater/RS-Ascar e entidades parceiras, com 63 famílias do município. Desde 2011, após notarem a oportunidade de qualificar a produção da matéria-prima e a elaboração dos vinhos coloniais, as entidades vêm desenvolvendo diversas atividades vitícolas e enológicas, como a avaliação dos vinhos coloniais produzidos pelas famílias e a seleção dos que irão participar do evento, juntamente com a gastronomia da região. No Distrito de Faria Lemos foram selecionados 19 vinhos, de 11 famílias.

O evento teve início no dia 5 de setembro, no Vale dos Vinhedos, com a participação de cerca de 450 pessoas. ?Os produtos coloniais têm um apelo muito grande junto aos consumidores?, declara a chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Maria de Lourdes Pancotte. De acordo com ela, o evento, neste ano, está sendo melhor que no ano passado e com uma maior participação de turistas, pois havia agências de turismo e pousadas comercializando os ingressos.

Além do vinho e da gastronomia típica italiana, o Festival conta com apresentações de música e corais. Os ingressos, para o evento de Faria Lemos, custam R$ 45,00 e podem ser adquiridos antecipadamente. Mais informações podem ser obtidas no Escritório da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, pelo fone (54) 3452-2289.

O Festival Nacional do Vinho Colonial integra a programação do Estação Primavera em Bento e é uma promoção das famílias participantes, com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Agricultura e de Turismo, Emater/RS-Ascar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Embrapa e Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares.

Os próximos eventos acontecerão nos dias 10 de outubro, a partir das 20 horas, no salão comunitário de São Valentin, no distrito de Tuiuty, e no dia 25 de outubro, às 20h30min, no salão comunitário de São Pedro.