Vinhos coloniais produzidos nesta safra de 2015 por 45 famílias de quatro distritos são avaliados em Bento Gonçalves. Os melhores selecionados vão participar da 3ª edição do Festival Nacional do Vinho Colonial, agendado para estes meses de setembro e outubro. O Festival, que de inicia na próxima sexta-feira, 11 de setembro, na comunidade de Linha Paulina – distrito de Faria Lemos, abre a programação turística do Estação Primavera em Bento.

Evento divulga e valoriza a produção local de vinho colonial e a gastronomia típica italiana, possibilitando a manutenção da cultura e acrescenta valor ao produto. “O Festival é o coroamento de todo um trabalho que é feito com relação ao vinho, que abrange desde o acompanhamento da safra até a avaliação da sua qualidade e permite aos produtores tornarem os seus vinhos conhecidos”, diz a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Maria de Lourdes Pancotte.

O festival ocorre em quatro comunidades e terá no cardápio, além de vinho colonial e suco de uva, polenta mole com molhos ou brustolada, salame, copa, queijos, pão colonial, geleias e carnes, entre outros. Os vinhos são servidos pelos próprios produtores. O ingresso também dá direito a uma taça personalizada.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54 3452-2289, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

O 3º Festival Nacional do Vinho Colonial é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Associação de Produtores de Vinho, Prefeitura de Bento Gonçalves, Embrapa, Ibravin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.