Integrando as ações da Operação Vindima, a Vigilância Ambiental de Bento Gonçalves realiza a aplicação do inseticida biológico – BTI nas propriedades. Para orientar os produtores rurais das comunidades, técnicos, fiscais, subprefeitos, e servidores estiveram reunidos na quarta-feira, 13, na entrada do Hotel Villa Michelon, na comunidade do 8 da Graciema para repassar informações sobre a aplicação do produto.

Durante o encontro, a equipe da Vigilância realizou a demonstração da aplicação do produto, além de orientações sobre período, e eficiência. De acordo com os técnicos, as aplicações de BTI devem ser feitas a cada 15 dias. Deve ser aplicado simultaneamente, ou seja, todos devem aplicar no mesmo dia. As datas de aplicações com os municípios vizinhos também devem estar alinhadas.

O BTI age somente na larva do borrachudo, portanto, o produto deve ser aplicado somente em água corrente, ou seja, córregos, arroios ou saídas de açudes. “É muito importante saber aplicar o produto corretamente, vazão da água, quantidade de produto, tempo de aplicação e conhecer bem o local que receberá o inseticida”, ressalta Simone.

Especificando uma aplicação em um arroio pequeno, é necessário um regador aferido com tempo de um minuto para cada ponto de aplicação; 40 ml de produto; Cinco litros de água. Deve-se colocar os cinco litros de água no regador e os 40 ml de BTI misturando bem a solução. Aplicar no ponto específico por um minuto para que a larva tenha o tempo suficiente para absorver o produto.

Para a aplicação, o produto será distribuído pela Secretaria de Saúde, por meio das Subprefeituras dos Distritos.