A Operação Viagem Segura de Natal começa à zero hora desta quarta-feira, 23 de dezembro. O reforço das ações de fiscalização, que soma a atuação de diversos órgãos para prevenir acidentes de trânsito no estado, segue até o final do domingo, 27. A fiscalização será reforçada novamente na quarta-feira, 30, para a Viagem Segura de Ano Novo, encerrando-se no outro domingo, 3.

O Natal ocupa a 3ª posição no ranking dos feriados mais violentos, ficando atrás apenas do Dia das Mães e da Páscoa. A média nos feriados de Natal dos últimos cinco anos foi de 7,2 vítimas fatais/dia, número maior que a média geral dos 15 feriados prolongados em que ocorre a operação (6,6 mortes/dia). No ano passado, foram 38 mortes no feriado de Natal. Na estatística do Detran/RS são contabilizadas as vítimas que morrem até 30 dias pós-acidente (por isso o número pode ser diferente das notícias divulgadas ao final do feriado).

Esta é a 52ª edição da Operação Viagem Segura, que completou cinco anos no último feriado de 15 de novembro, somando mais de quatro milhões de veículos fiscalizados. No período, foram registradas quase 622 mil infrações, recolhidos 61,3 mil veículos e 16,3 mil CNHs. Foram aplicados nas operações, 109 mil testes de etilômetro e registradas 12 mil infrações por embriaguez.

Informações do DetranRS.