Neste final de semana do Dia das Mães, foi realizada a 103ª edição da Operação Viagem Segura. Entre a zero hora de sexta-feira, 10 e a meia-noite de domingo, 12, 16.508 veículos foram fiscalizados nas vias municipais, estaduais e federais do Rio Grande do Sul. Como resultado, foram autuadas 5.901 infrações e recolhidos 394 veículos e 152 carteiras de habilitação irregulares.

Apesar do esforço de fiscalização, mais uma vez a acidentalidade nas ruas e estradas foi alta. Em três dias, Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM e Polícia Rodoviária Federal registraram 169 acidentes em todo Estado. Foram sete ocorrências com vítimas fatais e 90 com lesões, que resultaram em oito mortos e 147 feridos. Na operação do ano passado foram registradas dez vítimas fatais nos três dias da operação, mas esse número chegou a 16, considerando os óbitos que ocorrem em até 30 dias pós-acidente.

Foram realizados 2.341 testes com etilômetro, que resultaram na autuação de 51 condutores, sendo 17 enquadrados como crime e conduzidos a delegacias. Outros 96 condutores que se recusaram a soprar o bafômetro também foram autuados. Todos devem ser penalizados com multa de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Dirigir.

Conforme Diza Gonzaga, diretora institucional do DetranRS, ao Estado cabe tratar a questão de maneira consistente e continuada, com ações de prevenção como a Viagem Segura. Já aos motoristas, caronas, motociclistas, pedestres e ciclistas, cabe a compreensão verdadeira dos riscos envolvidos nessa teia de relações que é o trânsito. “Não podemos ter descanso, seja em maio ou em qualquer outro mês. O sinal amarelo continua aceso, e piscando, diante dos nossos olhos. Tenhamos todos atitude!”, enfatiza Diza.

Fonte: Ascom Detran RS
Foto: Reprodução