Despertar o gosto pela política, conhecer os trabalhos e a função do Poder Legislativo. Foi com esses objetivos que a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves criou a Câmara Mirim. O projeto empossou na manhã de segunda-feira, 25, 17 alunos de escolas da rede municipal de ensino que irão representar os demais estudantes durante o mandato. Agora, os eleitos poderão conhecer o dia a dia de trabalho no local, além de propor requerimentos, moções e projetos que tenham a temática “O município em que quero viver”. Além disso, a iniciativa oportuniza adolescentes e jovens a ingressar na política.

No intuito de incentivar a participação na vida política, jovens são escolhidos para função legislativa em Bento Gonçalves. Foto: Ranieri Moriggi

Conforme o presidente do Legislativo, Moises Scussel Neto, o projeto quer fomentar desde cedo na juventude o gosto pela política, envolvendo-os sobre temas importantes para a cidade, tornando os alunos a ter iniciativa para identificar as situações e possíveis soluções dos problemas existentes em Bento. “Queremos fomentar a cidadania e o envolvimento da juventude na discussão dos assuntos políticos da cidade e na participação, para que o jovem se insira desde cedo, conhecendo o funcionamento do Legislativo, do Executivo, como funciona um projeto de lei e também pra que possamos auxiliar na criação de novas lideranças, por isso o projeto é importante”, afirma.

Lucas Ventura Gregio. Foto: Ranieri Moriggi

Para o estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Alfredo Aveline, Lucas Ventura Gregio, 15, eleito para o cargo de presidente da Câmara Mirim, a oportunidade visa conhecer a realidade local e também propicia elaborar ações que ajudem na melhoria das políticas públicas locais, bem como, incentivar a pensar no futuro político da cidade. “Na escola sempre fui líder, em muitas ocasiões tomo as iniciativas para as atividades que lá são propostas. A oportunidade em ser vereador mirim é grande. Nunca havia imaginado participar de algo nesse sentido”, afirma. O jovem espera poder colocar em prática algumas de suas ideias ao longo do mandato. “Acho que vou dar enfoque para a área da educação e da conscientização sobre os males das drogas. É preciso ampliar o assunto e mostrar para crianças e adolescentes, desde o início, os problemas que o vício traz. Precisamos trabalhar mais esse assunto nas escolas”, enfatiza.

Ainda, segundo Gregio, Bento Gonçalves precisa de mais atividades voltadas para a juventude e isso também será abordado em sua gestão. “Vejo vários amigos que se queixam pela falta de atividades para a nossa idade. Vou propor algumas sugestões. Esse é o objetivo”, salienta. Questionado sobre um possível ingresso na vida política, o jovem ainda não sabe se toparia a ideia. “Ainda é muito cedo. Quem sabe um dia. Quero aprender muito com a minha passagem por aqui. Como os vereadores disseram, nós somos o futuro. Precisamos fazer a nossa parte”, pontua.

Aline de Vargas Zich. Foto: Ranieri Moriggi

Ao todo, 39 alunos participaram do pleito. Dentre eles, a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Vânia Mincarone, Aline de Vargas Zich, 15, que foi eleita vice-presidente da Mesa Diretora. Conforme a jovem, a iniciativa merece destaque, pois é uma alternativa que visa dar vez e voz para estudantes. “Nós, que vivemos nas salas de aula e temos família, sabemos o que ocorre no dia a dia das nossas casas. Investir em atividades como essas podem dar espaço para quem quer uma saúde, educação e segurança de qualidade. Através dessa oportunidade pretendo sugerir ideias que possam melhorar a cidade”. A estudante, que nunca participou de um processo de escolha para lideranças, mas sempre sentiu apreço em liderar atividades dentro da sala de aula, diz não saber se entraria para a carreira política no futuro. “Não imagino estar concorrendo a um cargo político. Acho a política interessante, gosto, mas não está nos meus planos vir tentar uma vaga aqui no Legislativo”, explica.

Diana Bortolon. Foto: Ranieri Moriggi

A aluna do 2ª ano do Ensino Médio, da Escola Alfredo Aveline, Diana Bortolon, 16, foi escolhida para o cargo de segunda secretária. Ela ressaltou a importância de participar do processo e diz estar sempre à frente dos eventos na escola. “Sempre gostei de participar de atividades. Está no meu jeito de ser. Poucas pessoas tem coragem de assumir uma responsabilidade, de defender um grupo. Eu participo porque realmente gosto. Não conhecia como funcionava a Câmara de Vereadores. Acho que será uma nova experiência. Tenho diversas ideias que pretendo apresentar aqui, principalmente, assuntos que priorizem a educação e o bem estar da juventude”, aponta.

Vinícius Pires Civardi. Foto: Reprodução

Além dos três estudantes, o jovem Vinícius Pires Civardi foi escolhido para exercer a função de primeiro-secretário da Casa.

Promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto educacional Vereador Mirim consiste na realização de uma sessão legislativa simulada para estudantes de Bento Gonçalves, que vai ocorrer no dia 10 de outubro.